Posso treinar com dor muscular? Personal responde

Bem-estar Movimento
09 de Janeiro, 2024
Posso treinar com dor muscular? Personal responde

Quem nunca passou pela seguinte situação: você acorda para treinar, mas percebe que ainda está com dor muscular da sessão anterior. E agora, você descansa mais, ou vai mesmo assim? Veja o que uma personal diz sobre a situação:

Leia também: Guia para ganhar massa muscular em 2024: dicas essenciais

Por que ficamos doloridos depois de um treino?

Não, ter dor muscular após um treino não é só coisa de iniciante. De acordo com Monica Apostolico, profissional de educação física mais conhecida como Monikita Fit nas redes sociais, essa sensação é completamente normal e necessária para que a gente evolua e os resultados apareçam, sabia?

Isso acontece porque durante uma sessão de musculação, por exemplo, causamos microlesões nos nossos músculos. “Mas essas microlesões precisam acontecer, elas são completamente normais e aceitáveis”, diz a especialista.

Assim, é durante a recuperação dessas lesões que o músculo consegue se fortalecer e ganhar definição. É por isso que o descanso é tão importante, entendeu?

Monica Apostolico explica que a dor muscular costuma aparecer, em média, de 24 a 48 horas após o treino, e tende a ir embora depois de um ou dois dias – mas é claro que esse tempo varia de pessoa para pessoa e de acordo com hábitos como sono e alimentação. Mas o que fazer se você quiser treinar, mas ainda estiver dolorido?

Posso treinar com dor muscular?

“Se você ainda estiver sentindo o incômodo, pode treinar sim no dia seguinte. Mas eu aconselho a fazer um treino um pouco mais regenerativo, e não tão intenso”, indica a profissional. Afinal, a ideia é garantir que os músculos tenham uma regeneração completa e adequada para crescer.

Contudo, se a dor persistir mais de uma semana, ou estiver localizada na articulação (como no joelho ou no cotovelo), a melhor coisa a fazer é pular a prática e ir ao médico.

Fonte: Monica Apostolico (Monikita Fit), empresária e treinadora fitness especialista em pilates, treinamento funcional e musculação.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da RD Saúde. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente