Posso treinar com dor muscular? Personal responde

Bem-estar Movimento
09 de Janeiro, 2024
Posso treinar com dor muscular? Personal responde

Quem nunca passou pela seguinte situação: você acorda para treinar, mas percebe que ainda está com dor muscular da sessão anterior. E agora, você descansa mais, ou vai mesmo assim? Veja o que uma personal diz sobre a situação:

Leia também: Guia para ganhar massa muscular em 2024: dicas essenciais

Por que ficamos doloridos depois de um treino?

Não, ter dor muscular após um treino não é só coisa de iniciante. De acordo com Monica Apostolico, profissional de educação física mais conhecida como Monikita Fit nas redes sociais, essa sensação é completamente normal e necessária para que a gente evolua e os resultados apareçam, sabia?

Isso acontece porque durante uma sessão de musculação, por exemplo, causamos microlesões nos nossos músculos. “Mas essas microlesões precisam acontecer, elas são completamente normais e aceitáveis”, diz a especialista.

Assim, é durante a recuperação dessas lesões que o músculo consegue se fortalecer e ganhar definição. É por isso que o descanso é tão importante, entendeu?

Monica Apostolico explica que a dor muscular costuma aparecer, em média, de 24 a 48 horas após o treino, e tende a ir embora depois de um ou dois dias – mas é claro que esse tempo varia de pessoa para pessoa e de acordo com hábitos como sono e alimentação. Mas o que fazer se você quiser treinar, mas ainda estiver dolorido?

Posso treinar com dor muscular?

“Se você ainda estiver sentindo o incômodo, pode treinar sim no dia seguinte. Mas eu aconselho a fazer um treino um pouco mais regenerativo, e não tão intenso”, indica a profissional. Afinal, a ideia é garantir que os músculos tenham uma regeneração completa e adequada para crescer.

Contudo, se a dor persistir mais de uma semana, ou estiver localizada na articulação (como no joelho ou no cotovelo), a melhor coisa a fazer é pular a prática e ir ao médico.

Fonte: Monica Apostolico (Monikita Fit), empresária e treinadora fitness especialista em pilates, treinamento funcional e musculação.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva