Pedro Scooby fará tratamento com células-tronco após romper o ligamento do joelho

3 de agosto, 2022

No início da semana, o surfista e influencer Pedro Scooby alertou seus seguidores sobre o acidente que sofreu enquanto estava surfando. O atleta teve rompimento do ligamento do joelho e, de acordo com ele, será preciso fazer um tratamento com células-tronco. Afinal, o que é esse tratamento?

O tratamento com as células-tronco é uma das terapias mais modernas usadas para o tratamento de lesões de joelho, conta Alessandra Roggerio, professora de Biomedicina da Estácio. Ela explica que a terapia celular consiste no uso de células-tronco mesenquimais com o intuito de regenerar ou substituir outros tipos celulares. 

Leia também: DTM: o que é a disfunção de Jade Picon que precisa de cirurgia

“Essas células que podem ser originárias da medula óssea, tecido adiposo e músculo, são extraídas do próprio paciente e isoladas em laboratório. Uma vez que cresceram o suficiente, elas são recolocadas na região afetada do paciente. As células tronco podem ser aplicadas na área afetada através de injeções ou de forma direta, feitas através de procedimentos cirúrgicos. Além disso, é necessário o tratamento com fatores de crescimento que irão direcionar a diferenciação destas células para que ocorra o reparo necessário”, diz Roggerio.

No meio do esporte, a técnica é muito frequente, pois as lesões ocorrem com frequência, como no caso de Pedro Scooby. A biomédica explica que o tratamento pode ser feito em lesões musculares, de tendão, ligamento e cartilagens, sendo elas agudas ou crônicas. 

Tratamento de células-tronco: qual é a função no corpo humano? 

pois são conhecidas por suas capacidades de autorrenovação e transformação em outros tipos celulares com funções específicas. Assim, as células tronco mesenquimais têm a capacidade de se tornarem células de tecido conectivo como ligamentos, tendões, músculos e cartilagens. 

Roggerio alerta: “Estudos mostram que o tratamento com a  terapia celular possui resultados promissores, mas ainda é um tratamento que precisa de muito estudo, aprimoramento de técnicas e não tem garantia precisa de resultados”. 

Nos stories do Instagram, Pedro Scooby afirmou que irá fazer o tratamento e a cirurgia com células-tronco na Califórnia, nos Estados Unidos. No Brasil ainda não há registros de uma aprovação na Anvisa, portanto, não há um um lugar que conte com esse tipo de tratamento acessível. 

Entretanto, alguns médicos habilitados optam pelo procedimento com células-tronco, mas apenas em casos muito especiais. Dessa forma, o paciente precisa realizar um termo de consentimento.

Fonte: Alessandra Roggerio, professora de Biomedicina da Estácio.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.