Translucência nucal: para que serve?

Gravidez e maternidade Saúde
26 de Setembro, 2022
Translucência nucal: para que serve?

O período de pré-natal é intenso para toda mulher que está esperando um bebê. Isso porque, nesta fase, ocorrem diversas mudanças – principalmente com o corpo feminino. E entre os diversos exames feitos durante a gestação, um dos mais importantes é a translucência nucal, que observa o acúmulo de líquidos ou fluidos na nuca fetal. 

Apesar da descrição complexa, esse exame é feito de forma bastante simples. “A medição da translucência nucal é feita pela ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre, realizada entre 11 e 13 semanas e 6 dias de gestação, a fim de verificar se há risco de doenças cromossômicas, ou seja, doenças genéticas que são comumente associadas com o aumento desse valor”, explica o Dr. Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra. 

Por isso, ter o acompanhamento médico é essencial quando se fala no exame de translucência nucal. Afinal, qualquer alteração nos resultados precisa ser investigada de forma a garantir diagnósticos precoces e minimizar as complicações para a vida do feto. 

Leia também: Terceiro trimestre de gravidez: sintomas, exames e cuidados

Como é feito o exame de translucência nucal? 

“É feita uma medida de ultrassonografia obstétrica, é medida a nuca do bebê, e quando o valor é maior que 2,5 mm há um risco maior de doenças genéticas”, explica o médico. Importante lembrar que esse exame não é um exame que determina um diagnóstico, mas que indica alterações que precisam ser melhor investigadas. 

Para a definição de um quadro de síndrome de Down, por exemplo, ou de malformação fetal é essencial que sejam feitos outros exames, como a amniocentese, para confirmar o diagnóstico.  

Quais os possíveis diagnósticos? 

Geralmente, o exame de translucência nucal é feito para identificar os riscos de doenças genéticas cromossômicas como a síndrome de Down, a síndrome de Edwards e a síndrome de Patau, por exemplo. Ou seja, doenças que estão diretamente relacionadas com a alteração na composição dos cromossomos do feto. 

Fonte: Dr. Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show