TPM masculina: Conheça a Síndrome do Homem Irritável
:format(webpp))
Você sabia que existe TPM masculina? De acordo com especialistas, há uma condição chamada Síndrome do Homem Irritável, que possui alguns efeitos similares aos provocados pela tensão pré-menstrual.
A síndrome é caracterizada pela queda significativa da testosterona no organismo masculino. Essa alteração da quantidade de hormônio pode acontecer a qualquer momento, sendo influenciada por situações de estresse e ansiedade.
Assim, a TPM masculina causa mudanças de humor em alguns homens, gerando sintomas como irritabilidade, agressividade e emotividade. No entanto, é muito diferente da TPM feminina, pois não está associada ao ciclo menstrual.
Causas
A TPM masculina ou Síndrome do Homem Irritável, é causada pela redução dos níveis de testosterona, que pode acontecer por diversos fatores:
- Alimentação
- Fatores emocionais
- Privação do sono
- Estresse
- Traumas
Leia também: Homens emagrecem com mais facilidade que mulheres?
Sintomas
Os sintomas da síndrome são muito parecidos com a TPM feminina, podendo incluir:
- Irritabilidade;
- Impaciência;
- Mau humor;
- Agressividade;
- Emotividade;
- Tensão;
- Desânimo ou tristeza;
- Sensação de estar sobrecarregado;
- Ciúmes excessivos;
- Diminuição da líbido.
No entanto, é necessário diferenciar a TPM masculina de outras condições, como ansiedade, por exemplo. Portanto, para ter certeza, o médico pode indicar um exame de sangue para medir a quantidade de testosterona.
Tratamento
Ao confirmar a síndrome, o tratamento deve ser feito com um endocrinologista ou urologista. Dito isso, eles poderão indicar a reposição da testosterona através de medicações. Além disso, também é recomendado buscar ajuda de um terapeuta, para controlar os sintomas.
Entretanto, existem formas naturais que ajudam no aumento da testosterona, como ter uma alimentação rica em zinco, vitamina A e D, fazer atividades físicas e dormir bem.
Leia também: Como fazer o seu relacionamento melhorar durante a quarentena