Homens emagrecem com mais facilidade que mulheres?

Bem-estar Movimento
02 de Janeiro, 2020
Homens emagrecem com mais facilidade que mulheres?

Não é novidade que a perda de peso envolve inúmeras mudanças ​​nos hábitos alimentares e de exercício. Pode demorar muito tempo e, muitas vezes, há desvios ao longo do caminho. Também, emagrecer pode ser mais fácil para algumas pessoas do que para outras.

Porém, muito se comenta sobre a facilidade que os homens emagrecem em comparação com as mulheres. Mas, existe alguma verdade nisso? Os homens têm mesmo mais facilidade em perder peso?

A resposta é ‘sim, é mais fácil para os homens’.

O que diz a ciência

Há uma escassez de pesquisas comparando diferenças entre como homens e mulheres perdem peso. Os especialistas realmente entendem melhor como as mulheres perdem peso. Porque é muito mais provável que elas busquem ajuda e trabalhem no emagrecimento com mais frequência do que o sexo oposto. 

No entanto, algumas novas evidências reforçam o que os especialistas observam há muito tempo: eliminar os quilinhos indesejados é realmente mais fácil para os homens.

Em um estudo norte-americano publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism, pesquisadores acompanharam 2 mil pessoas com pré-diabetes por oito semanas. Durante esse período, os voluntários seguiram uma dieta predominantemente líquida de 800 calorias, incluindo sopas, shakes e 1,5 xícaras de vegetais de baixa caloria.

Quando o estudo foi concluído, 35% dos participantes tinham níveis normais de glicose no sangue e não eram mais considerados com pré-diabetes. Porém, os homens colheram maiores benefícios. Eles perderam 12 quilos em média, em comparação com uma média de 10 quilos para as mulheres. Da mesma forma, tiveram melhores indicadores de saúde, como batimentos cardíacos mais baixos e menos gordura corporal.

Assim, a pesquisa concluiu que pequenas mudanças para os homens podem ter um impacto maior no peso.

Por que os homens emagrecem mais fácil?

As diferenças entre como mulheres e homens emagrecem começam quando as crianças se tornam adolescentes. Isso porque os homens têm testosterona, que os ajuda a aumentar sua massa corporal magra. Na puberdade, as mulheres têm estrogênio, que aumenta o acúmulo de gordura ao redor do quadril. 

Com isso, ter mais massa muscular magra ajuda os homens a queimar mais calorias e é uma das razões pelas quais eles podem comer um maior valor calórico em um dial. Também, mais massa muscular resulta em uma taxa metabólica de repouso mais alta e, por isso, eles têm mais calorias para consumir quando perdem peso. 

Mas, ultrapassar a puberdade não facilita a perda de peso das mulheres. De fato, o envelhecimento cria outro problema. Dessa maneira, a partir dos 30 anos, a massa muscular magra começa a se esgotar para os dois lados. Como as mulheres têm reservas menores de massa muscular magra, a perda causa um impacto maior.

Por fim, embora a perda de peso possa ser difícil, é importante que as pessoas não se comparem com as outras, porque todos são diferentes. Emagrecer é um processo ao longo da vida, independentemente do sexo.

Leia também: Como controlar os hormônios da fome

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.