Ozempic: quais os riscos do uso sem acompanhamento?

Saúde
07 de Março, 2024
Ozempic: quais os riscos do uso sem acompanhamento?

O Ozempic® (semaglutida) é um medicamento indicado para o manejo do diabetes tipo 2. Ele ficou famoso até entre pessoas que não têm a condição por contribuir também para a perda de peso, sendo inclusive utilizado por muitos de forma independente, ou seja, sem a indicação e o acompanhamento de um profissional capacitado.

O sucesso foi tanto que, recentemente, algumas farmácias chegaram a sofrer com a falta do remédio, o que prejudicou pacientes que utilizam o mesmo em seus tratamentos para o diabetes.

Mas essa não é a única consequência do uso indiscriminado e por conta própria do Ozempic®. A prática pode afetar a saúde, confira:

O que é o Ozempic®?

Trata-se de um medicamento que tem como princípio ativo a semaglutida. A substância, por sua vez, age de forma idêntica ao hormônio GLP-1, estimulando o aumento da quantidade de insulina liberada pelo pâncreas em resposta aos alimentos.

Como consequência, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, dentre outros impactos positivos.

Leia também: Posso comer doce enquanto uso Ozempic?

Riscos de tomar Ozempic por conta própria

De acordo com Fernanda Lancellotti, nutricionista da Vitat, caso seja usado inadequadamente, o Ozempic® pode gerar sintomas como náuseas, vômitos e até desidratação. “É importante que o usuário tenha passado por uma avaliação médica para verificar se esta é, de fato, a estratégia mais recomendada para seu caso. Além da indicação, o profissional será responsável pela prescrição e pela progressão da dose”, diz.

Além disso, o acompanhamento com um especialista durante a utilização do Ozempic® ajuda na mudança de hábitos de vida – como a adoção de uma alimentação mais equilibrada. Esse é um dos pilares para um resultado realmente eficaz, seguro e duradouro do tratamento.

Outro efeito que pode ocorrer, segundo Fernanda, é a perda repentina de muito peso – gerada pela diminuição não só da gordura corporal, mas também da massa muscular. Isso traz efeitos como maior flacidez (processo que já ficou conhecido como “Ozempic face”, ou “rosto de Ozempic”) e favorecimento de doenças como artrite, artrose, dores nas articulações e até osteoporose.

Conclusão

O Ozempic® é um medicamento comprovadamente seguro e eficaz. Mas como todo remédio, ele gera riscos à saúde se utilizado por conta própria. Por isso, não devemos dispensar o acompanhamento profissional durante o tratamento com o fármaco, e é essencial para a segurança do paciente seguir as indicações aprovadas para seu uso.

Fonte: Fernanda Lancellotti, nutricionista da Vitat com formação em Coach de Saúde e Bem-Estar e capacitação em Nutrição Comportamental.

liti-vale-a-pena-assinar
Conheça o programa de nutrição personalizada da Liti A Liti promete uma solução completa para quem quer cuidar melhor da própria saúde. Será que vale a pena? Confira!

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória