Tofu ou queijo: qual deles é melhor para o ganho de massa muscular?

Alimentação Bem-estar
30 de Maio, 2023
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Tofu ou queijo: qual deles é melhor para o ganho de massa muscular?

A alimentação possui um papel fundamental no processo de hipertrofia. Fazer escolhas saudáveis e com variedade de nutrientes — sobretudo as proteínas — é essencial para o ganho de massa muscular. Nesse sentido, não faltam dúvidas sobre os melhores alimentos para tal objetivo. Hoje, falaremos de duas fontes de proteínas, o tofu e o queijo. A seguir, veja o comparativo dessa dupla e qual é o mais eficaz para a hipertrofia.

Veja também: Receitas de shakes para hipertrofia práticas para o dia a dia

Tofu ou queijo: qual consumir para o desenvolvimento dos músculos?

Na verdade, os dois são excelentes para agregar nutrientes a uma dieta para hipertrofia. É claro, cada um tem suas particularidades. A primeira é que o tofu é um alimento de origem vegetal, produzido a partir da soja.

Por sua vez, o queijo é um subproduto do leite e, portanto, de origem animal. Então, se você segue uma alimentação vegana, deixará o queijo de lado e optará pelo consumo do tofu.

Propriedades do tofu

Como você viu, o tofu é composto pela soja, um alimento riquíssimo em nutrientes. Ao incluir o tofu, também conhecido como o “queijo dos veganos”, você terá todos os aminoácidos que participarão da construção muscular.

Outra vantagem é que o tofu oferece possui poucas calorias e gorduras. Por exemplo, uma fatia grande de 100 g fornece, em média, 65 calorias e menos de 2 g de gordura. Ou seja, é excelente para quem precisa fazer uma refeição maior e repleta de proteínas, já que essa quantidade tem, em média, 6,6 g do nutriente.

Por fim, o tofu é fonte de minerais como cálcio, ferro e magnésio, que desempenham funções variadas em nosso organismo.

Receitas práticas com tofu

E se você acha que o tofu é um alimento sem graça e sem sabor, saiba que é possível preparar diversas receitas com o ingrediente, e temperá-lo da forma como preferir.

Aí vai uma dica de preparo rápida e gostosa: escolha o tofu com textura firme, corte-o em pequenos cubos e refogue-os na frigideira com um fio de azeite. Como sugestão de tempero, utilize lemon pepper, curry ou mix de ervas finas. Misture até que os cubinhos apresentem a superfície dourada e tire do fogo para servir.

Além dessa receita, você pode comprar o tofu mais mole e batê-lo no processador com seus temperos favoritos. A mistura fica ótima para passar no pão, despejar sobre a salada ou para recheio de tortas.

E o queijo?

Ao contrário do tofu, o queijo possui diversos tipos, o que pode despertar outra dúvida: qual o melhor tipo de queijo? Se o objetivo é consumir versões com menos calorias e gorduras, invista nos brancos: minas, cottage, ricota… Quanto mais amarelos, maior o teor de gordura presente no alimento.

Quanto à tabela nutricional, o queijo também entrega cálcio, vitamina B12 e uma boa quantidade de proteínas, que variam de acordo com seu tipo. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 g possui 264 calorias; porém, entrega mais proteínas do que o tofu — são cerca de 17 g. Contudo, o consumo precisa de atenção, já que o queijo minas é mais calórico do que o tofu.

Mas, não se preocupe: se a intenção for uma alternativa de queijo com menos calorias com boa disponibilidade proteica, vá de cottage. Uma porção de 100 g tem cerca de 100 calorias e 11 g de proteínas.

Vá além do tofu e do queijo

Lembre-se de que um único alimento não é o responsável pelos resultados. Sem dúvida, é importante fazer as escolhas mais eficazes para chegar ao shape desejado, mas isso é fruto de uma combinação assertiva.

Então, busque variar o cardápio e priorizar o consumo de frutas, verduras, vegetais, hortaliças e carnes magras, caso não tenha restrições. Para lhe ajudar nessa missão, recorra a um nutricionista, que poderá elaborar um plano que se adeque às suas necessidades e metas.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!