Tipos de arroz: conheça os principais, diferenças e benefícios

Alimentação Bem-estar
11 de Abril, 2024
Tipos de arroz: conheça os principais, diferenças e benefícios

O arroz é um dos alimentos mais tradicionais no Brasil. A dupla mais conhecida do feijão é, além de popular, cheio de benefícios para a saúde. Por exemplo, fornecer energia para executar as tarefas diárias, já que é uma excelente fonte de carboidratos complexos. Além disso, ele é naturalmente livre de gordura, colesterol e sódio, o que o torna uma opção saudável para uma dieta equilibrada. Mas além da opção tradicional, existem outros tipos de arroz com ainda mais benefícios e que podem ser incorporados na rotina alimentar. Conheça agora os principais, suas diferenças e benefícios para a saúde.

Leia mais: É preciso mesmo substituir o arroz branco pelo integral para emagrecer?

Quais são os principais tipos de arroz?

  • Arroz branco: É o tipo mais comum, com grãos polidos e brancos. É macio e soltinho quando cozido, ideal para acompanhamentos e saladas.
  • Arroz parboilizado: É um arroz pré-cozido e desidratado, o que o torna mais nutritivo e com textura mais firme. É ideal para saladas e pratos que exigem cozimento rápido.
  • Arroz integral: Possui grãos com a casca e o farelo, o que o torna mais nutritivo. É mais fibroso e tem um sabor mais terroso, ideal para saladas e pratos vegetarianos.
  • Arroz vermelho: Tem grãos de cor avermelhada e sabor mais intenso. É ideal para saladas e pratos com legumes.
  • Arroz negro: Também chamado de arroz selvagem, não é um arroz verdadeiro, mas sim uma semente. É rico em proteínas e fibras, com um sabor e textura únicos, ideal para saladas e pratos mais elaborados.
  • Arroz Basmati: Originário do subcontinente indiano, o arroz basmati é conhecido por seu aroma distinto e grãos longos e finos. Ele tem uma textura leve e solta após o cozimento e é frequentemente usado em pratos indianos, como biryanis e pilafs.

Benefícios dos tipos de arroz

O arroz oferece diversos benefícios à saúde. Por ser rico em carboidratos, é fonte de energia para o corpo. Além disso, é um alimento de fácil digestão, o que o torna ideal para pessoas com problemas digestivos. Também é naturalmente livre de glúten, o que o torna uma boa opção para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

Benefícios do arroz integral

O arroz integral é mais rico em fibras, vitaminas e minerais do que o arroz branco. Ajuda na digestão, já que suas fibras ajudam a regular o intestino e prevenir a constipação. As fibras do arroz integral também ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL). Além disso, o arroz integral é rico em antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças como o câncer e doenças cardíacas.

Benefícios do arroz parboilizado

O arroz parboilizado é mais rico em vitaminas e minerais do que o arroz branco. Para quem busca um cozimento mais rápido, é uma boa opção, já que fica pronto com mais agilidade do que o arroz integral. Tem uma textura mais firme do que o arroz branco, o que o torna ideal para saladas e pratos que exigem cozimento rápido.

Arroz vermelho

O arroz vermelho é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, fósforo e selênio. A vitamina B1 (tiamina) contribui para o metabolismo energético, enquanto a vitamina B6 (piridoxina) atua na formação de glóbulos vermelhos. Já o magnésio é importante para a saúde muscular e nervosa, e o fósforo participa da formação dos ossos e dentes. Além disso, o arroz vermelho tem um índice glicêmico mais baixo do que o arroz branco, o que significa que ele pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis após as refeições. Isso pode ser especialmente útil para pessoas com diabetes ou aquelas que desejam controlar o açúcar no sangue.

Arroz negro

Também chamado de arroz selvagem, não é um arroz verdadeiro, mas sim uma semente. É rico em proteínas e fibras, com um sabor e textura únicos, ideal para saladas e pratos mais elaborados. Sua cor preta característica se deve à presença de antocianinas, poderosos antioxidantes que conferem diversos benefícios ao organismo. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, um fator de risco para diversas doenças. Por fim, é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, fósforo, ferro e zinco.

Arroz Basmati

O arroz Basmati é uma variedade de arroz de grão longo conhecida por seu aroma distinto e sabor delicado. Embora possa não oferecer os mesmos benefícios específicos à saúde associados aos outros tipos de arroz integral, como o arroz vermelho ou negro, o arroz Basmati ainda possui algumas qualidades que o tornam uma opção saudável.

Assim, o  arroz Basmati tem um índice glicêmico mais baixo do que muitas outras variedades de arroz, o que significa que libera energia de forma mais lenta e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com diabetes ou aquelas que desejam controlar o açúcar no sangue.

Cuidados ao consumir os tipos de arroz

Em geral, o arroz é um alimento nutritivo e versátil que pode ser incluído em uma dieta saudável. No entanto, é importante consumi-lo com moderação, pois ele é rico em carboidratos. Dessa forma, pessoas com diabetes ou outras condições de saúde devem consultar um nutricionista para saber a quantidade ideal de arroz a ser consumida.

Por fim, veja algumas dicas para consumir arroz de forma saudável:

  • Escolha arroz integral ou parboilizado: São mais nutritivos que o arroz branco.
  • Cozinhe o arroz com menos água: Isso ajuda a reduzir o índice glicêmico do arroz.
  • Combine o arroz com outros alimentos nutritivos: Como legumes, verduras e proteínas.
  • Consuma o arroz com moderação: A gente sabe que o arroz é uma delícia, mas evite consumir o alimento em excesso.

Referência: Embrapa

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!