Terapia japonesa da água: O que é e benefícios

Alimentação Bem-estar
04 de Fevereiro, 2020
Terapia japonesa da água: O que é e benefícios

A chamada “terapia japonesa da água” é bastante simples e promete trazer diversos benefícios para a saúde, inclusive a perda de peso. Tal método terapêutico tem origem no Japão e consiste em, basicamente, beber alguns copos d’água pela manhã, ao acordar, antes de ingerir qualquer alimentos.

É possível que esse hábito, muito comum entre a população japonesa, seja responsável por melhorar a saúde. Entretanto, ainda não há estudos que comprovem sua eficácia. 

Em suma, a ideia por trás da terapia reforça a importância da água para a saúde do organismo. Essencialmente, cerca de 65% do corpo humano é composto por água, por isso, bebê-la é necessário ao longo de todo o dia.

Assim, os japoneses historicamente acreditam que é fundamental beber água ao acordar para prevenir doenças, especialmente as de estômago. Ainda, acreditam que esse hábito “limpe” o estômago, antes de quebrar o jejum da noite de sono, facilitando não só a digestão, mas também o emagrecimento.

Leia também: Você deve beber água assim que acordar?

Como praticar a terapia japonesa da água 

Não há uma quantidade de copos a serem bebidos especificados. Mas, é recomendado que eles estejam em temperatura ambiente. Ou seja, pela manhã, a água não deve ser bebida gelada.

O motivo para isso é simples: os adeptos da terapia japonesa declaram que a água gelada pode ser maléfica ao – segundo eles – endurecer gorduras e óleos no trato digestivo, dificultando a digestão.

Passo a passo

  • Beber entre 3 ou 4 copos (160 ml cada) de água pela manhã, ainda em jejum;
  • Aguardar 45 minutos até fazer o desjejum;
  • Depois da refeição, esperar até duas horas antes de comer ou beber novamente.

Quais os possíveis benefícios dessa terapia? 

Acredita-se que possa combater algumas condições específicas, como a constipação, a pressão arterial alta, diabetes tipo 2 e câncer. 

Aumento da ingestão de água 

Ao adotar essa terapia, o paciente passa a ingerir mais água, o que ser benéfico para quem antes não possuía esse hábito. A ingestão de água é extremamente importante, pois impacta diretamente no funcionamento metabólico e praticamente todas as funções do corpo. 

Ajuda no emagrecimento

Não só, é possível que essa terapia ajude na perda de peso, visto que, ao segui-la, menos calorias são ingeridas e, portanto, o corpo entra em déficit calórico, o que provoca a perda de gordura. Além disso, o maior consumo de água também ajuda na sensação de saciedade e acelera o metabolismo, o que também facilita o emagrecimento.

Leia também: 6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura

Há contraindicações?

Apesar de ser potencialmente benéfica, a terapia nipônica pode ser contraindicada em alguns casos. É importante atentar-se para casos de hidratação extrema – quando água em excesso é bebida em um curto espaço de tempo. Esse efeito colateral também é chamado de intoxicação hídrica, provocada pela hiponatremia (nível de sódio muito abaixo do normal).

Leia mais: Água: Você sabe quanto deve tomar todos os dias?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!