Terapia da luz: Entenda o que é e como funciona
A terapia da luz, feita com aparelhos de LED, promete combater e tratar diversos problemas físicos e mentais, como insônia, depressão e até rugas.
Conheça alguns tratamentos dessa nova tendência que promete reduzir os sintomas de depressão:
Caixa de luz brilhante para o humor
Consiste em uma lâmpada que emite raios que imitam a luz solar. Ficar sentado perto dela de 20 a 30 minutos pela manhã promete melhorar o humor, o foco e combate a irritabilidade em pessoas com Transtorno Afetivo Sazonal (SAD).
Leia também: Terapia vibracional: O que é e quais os benefícios
Isso porque cerca de uma em cada cinco pessoas experimenta uma queda de humor no inverno, e as caixas de luz são um antídoto essencial. Um estudo mostrou que a terapia com iluminação é tão eficaz quanto os antidepressivos no tratamento de SAD, com menos efeitos colaterais.
Para ajudar a dormir
As lâmpadas azuis especiais de LED, ajudam a combater a insônia, regulando então seu ritmo circadiano. As lâmpadas que emitem azul, o estimulam durante o dia, enquanto as lâmpadas azuis mais fracas ajudam a dormir pela noite.
Muitos estudos já mostraram que a exposição noturna à luz azul (celular, computador, tablet, etc, suprimem a melatonina, que é o hormônio necessário para desencadear o sono.
Leia também: Cromoterapia: Os benefícios da terapia das cores
Luz vermelha para uma pele mais lisa
Camas, máscaras, e aparelhos de LED terapia que utilizam a luz vermelha, reivindicam a pele macia e, reduzem as linhas finas.
Um estudo de 2013 mostrou que tratamentos leves podem ajudar a reduzir rugas, pois a luminosidade vermelha tem efeitos anti-inflamatórios e aumenta a produção de colágeno.