Terapia da inversão: O que é e benefícios

9 de março, 2020

Você costuma sentir muita dor nas costas? A terapia da inversão pode ser uma ótima opção para reverter esse quadro. É uma técnica em que, com ajuda de aparelhos, você fica de cabeça para baixo por alguns minutos para esticar a coluna e, assim, aliviar possíveis dores na região. Isso acontece porque ao mudar a gravidade do corpo, a pressão diminui nas costas, além de proporcionar tração. 

Normalmente, a ferramenta utilizada na metodologia costuma ser a tabela de inversão. Assim, para praticar, você se prende à mesa de inversão (pelos tornozelos) e fica pendurado completamente de cabeça para baixo ou em um ângulo invertido. A mesa pode se mover para qualquer ângulo que você escolher. Porém, a ideia é que a cabeça esteja voltada para o chão, para que os efeitos da gravidade em seu corpo sejam reduzidos. 

Além disso, eles também acreditam que os benefícios circulatórios e de alongamento dessa prática podem ajudar a prevenir futuros problemas de saúde relacionados. Conheça outros benefícios da modalidade: 

Dor nas costas reduzida

Um estudo analisou 47 pessoas com dor lombar crônica. Os voluntários praticaram terapia da inversão em três séries de 3 minutos, em ângulos diferentes. Logo após, os pesquisadores descobriram que a terapia reduziu a dor nas costas depois de um período de oito semanas. Também melhorou a flexibilidade e força do tronco. 

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Melhora a saúde da coluna

Na teoria, essa técnica pode melhorar o espaço entre os discos espinhais e aliviar a pressão. Atividades diárias como sentar, correr e dobrar podem pressionar esses discos. A pressão aumenta o risco de dor nas costas, vértebra colapsada e outras complicações.

Maior flexibilidade

A prática da terapia da inversão também traz uma melhor flexibilidade. Micromovimentos na coluna ao longo do tempo podem ajudar a tornar o corpo mais forte e flexível. Acredita-se também que melhore a postura. O que é especialmente útil para quem trabalha sentado o dia todo.

Leia também: Cromoterapia: Os benefícios da terapia das cores

Menor necessidade de cirurgia

Segundo um estudo feito em 2014, a natureza da inversão com gravidade zero pode reduzir a compressão. Os pesquisadores também observaram que a inversão pode potencialmente impedir a incapacidade de problemas nas costas. Isso também pode reduzir a necessidade de cirurgia na coluna vertebral. 

Leia também: Terapia com caixa de areia: Conheça a técnica

No entanto, apesar das descobertas é importante observar que os problemas nas costas são complexos. Por isso, a terapia da inversão não é uma garantia contra a cirurgia. Portanto, converse com seu médico antes de optar por esse tratamento.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.