Tênis de corrida: quando é hora de trocá-lo por um novo?

Bem-estar Movimento
24 de Agosto, 2023
Tênis de corrida: quando é hora de trocá-lo por um novo?

O tênis é o item número 1 para começar na corrida e, claro, ter uma vida longa na modalidade. O calçado ideal serve para amortecer o impacto, dar conforto, segurança e até um empurrãozinho no desempenho dos treinos.

Contudo, muita gente compra o tênis, mas não sabe que ele tem um prazo de validade, cujo desgaste pode passar despercebido.

Veja também: As principais lesões da corrida e como preveni-las

Sinais de que você precisa aposentar seu tênis de corrida

De acordo com Alexandre Estefano, sócio-fundador da Velocità, loja especializada em tênis de corrida, os itens possuem um “tempo de vida” de 400 km a 1.200 km, dependendo do modelo. Geralmente, calçados de competição, confeccionados com pouca borracha no solado, não costumam passar dos 400 km.

Já aqueles mais estruturados, com mais borracha no solado, são mais duráveis, geralmente utilizados em treinos de rodagem.

“É importante também analisar a entressola, já que devido ao desgaste, a capacidade de amortecimento diminui, podendo gerar dores nos joelhos, tornozelos, quadris e coluna”, aponta Estefano.

Como conservar o calçado?

O profissional explica que as dicas são simples e podem trazer mais durabilidade. Por exemplo:

Ter mais de um par de tênis: assim, é possível alterná-los entre as corridas, evitando o desgaste. Segundo Estefano, materiais mais simples, como as entressolas de EVA, precisam de um tempo de descanso entre os treinos. Dessa forma, a compressão da entressola volta ao normal.

Lave os tênis à mão: colocá-los na máquina de lavar pode estragar o solado ou o tecido do tênis de corrida, e comprometer sua eficácia. Além disso, seque o par à sombra.

Atenção ao seu modo de correr: a forma como corremos e pisamos no solo pode variar bastante, mas um hábito corrigível pode encurtar a durabilidade do solado. Arrastar os pés durante o treino aumenta o atrito entre a borracha e o solo, o que desgasta a superfície. Portanto, observe se você tem esse padrão ao correr.

Avalie o solado com frequência: com o tempo, dá para notar se o solado possui buracos, deformidades em uma região específica por conta da pisada e desgastes amplos, que prejudicam a aderência do tênis ao piso.

Faça um diário de uso: para os mais organizados, é uma boa dica para gerenciar os quilômetros rodados dos tênis de corrida. Alguns aplicativos de corrida oferecem esse recurso, como o Nike Run Club.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia