Surto de diarreia em Florianópolis preocupa cidade; como se prevenir?

Saúde
12 de Janeiro, 2023
Surto de diarreia em Florianópolis preocupa cidade; como se prevenir?

Um surto de diarreia está intrigando Florianópolis. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, mais de 1.200 pessoas passaram por unidades de pronto atendimento desde o início do ano, com sintomas típicos do distúrbio.

De todas as unidades de saúde, a que mais concentra casos é da região norte da ilha, perto da praia de Canasvieiras. Dentre as queixas, os pacientes apresentaram vômitos, dores abdominais, aumento do número de idas ao banheiro e fezes moles ou líquidas.

No entanto, ainda não se sabe o motivo do surto de diarreia, mas as autoridades estão investigando a situação. A expectativa é ter um parecer sobre a crise até a semana que vem.

Embora seja cedo afirmar uma causa, uma possível razão é a condição de balneabilidade das praias da capital catarinense. Ou seja, se a água das praias é apropriada para banho ou não. Das 230 praias do estado de SC, um levantamento da Folha de S. Paulo classificou 98 delas como ruins ou péssimas para se banhar em 2016.

Em contrapartida, o ano de 2021 mostrou um cenário menos arriscado para a saúde, com 74 praias impróprias para se ter contato.

A prefeitura de Florianópolis está ciente de que a balneabilidade é uma situação crítica. Contudo, aposta na probabilidade das aglomerações como responsáveis pelo surto, já que este é o primeiro verão com as pessoas menos preocupadas com a Covid-19.

Isso aumenta a partilha de objetos pessoais entre os indivíduos — por exemplo, toalhas, talheres, copos etc — e a disseminação da virose.

Veja também: Afinal, quem tem diabetes pode tomar bebida alcoólica?

Surto de diarreia: como evitar que o problema afete você e sua família

É fato que diarreia é uma condição bastante desconfortável, mas comum — pelo menos uma vez na vida, todo mundo terá o famoso “piriri”. Todavia, alguns cuidados podem minimizar as chances. Por exemplo:

  • Higienize bem os alimentos que for consumir e beba apenas água potável.
  • Evite o consumo de carnes cruas ou mal cozidas.
  • Siga uma dieta equilibrada na maior parte do tempo e não abuse de álcool, café e outras substâncias laxativas.
  • Observe se você sente desconfortos após comer algum tipo de alimento (leite e derivados, por exemplo).
  • Para os bebês, faça a transição alimentar a partir dos seis meses e priorize a amamentação.
  • Mantenha a hidratação, principalmente nos dias mais frios, que sentimos menos sede, mas precisamos de água.
  • Evite se banhar no mar logo depois de fortes chuvas.

Tratamento

Varia de acordo com a causa. Dessa forma, se for uma diarreia comum, cuja causa está ligada a um alimento que não “caiu bem”, a recomendação é ficar em repouso e seguir uma dieta mais leve para restaurar a saúde do intestino. Além disso, o médico pode indicar medicamentos que ajudam a reequilibrar a flora intestinal e, assim, espaçar as evacuações.

Redobrar a hidratação com água, isotônicos e soro caseiro também integram os cuidados. No entanto, se a diarreia tiver origem bacteriana ou parasitária, é o caso de um tratamento com antibióticos e antiparasitários para atuar diretamente na causa. O mesmo se aplica a disenterias causadas por doenças crônicas ou intolerâncias alimentares.

O que acontece se a diarreia não for tratada?

A falta de cuidados pode levar à desidratação, que é potencialmente mortal em crianças pequenas e idosos. Por isso, procure um médico se a diarreia persistir por mais de três dias ou se tiver com alguma característica diferente: esverdeada, amarelada, com sangue ou pus.

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!