Superbactéria mata jovem de 18 anos em SC. Infecção aconteceu via acne

Saúde
16 de Junho, 2023
Superbactéria mata jovem de 18 anos em SC. Infecção aconteceu via acne

A jovem Dâmilly Beatriz da Graça, de 18 anos, morreu em decorrência de complicações causadas por uma uma superbactéria em Blumenau, Santa Catarina, nesta segunda-feira (12). De acordo com a mãe da jovem, que era estudante de biomedicina, a bactéria teria sido contraída através de uma acne no rosto. 

No primeiro final de semana de junho, Dâmilly havia buscado atendimento médico com queixas de dor no pescoço. Nessa situação, a jovem foi medicada e liberada. Porém, a dor persistiu e foi somada a um inchaço no rosto. Então, Dâmilly retornou ao hospital no domingo (11), quando ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Embora a causa ainda não tenha sido confirmada pelo hospital, a suspeita é que a morte tenha sido causada por uma infecção pela bactéria Staphylococcus aureus.

“Minha filha foi atingida por uma bactéria agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus). Gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”, escreveu Daniela, mãe de Dâmilly.

Afinal, o que é a superbactéria Staphylococcus aureus?

A bactéria Staphylococcus é a bactéria mais perigosa de todas entre as bactérias estafilocócicas mais comuns. Ela faz parte da flora natural da pele humana e, além da pele, também pode aparecer na nasofaringe e raramente no cólon e na vagina.

Estima-se que a s. aureus esteja presente no nariz de cerca de 30% dos adultos saudáveis e na pele de cerca de 20% de forma temporária. No entanto, os percentuais são ainda maiores em pessoas que estão internadas ou trabalham em um hospital.

A transmissão da bactéria pode ocorrer no contato direto entre pessoas, pelo ar ou até por meio de objetos compartilhados. Os primeiros sinais da infecção são: bolhas, abscessos, vermelhidão e inchaço da área afetada.

Riscos da infecção 

Entre os principais riscos, a s. aureus pode causar infecções de pele, sinusite, pneumonia e meningite. O maior risco que a bactéria apresenta é causar sepse, que é quando a bactéria entra na corrente sanguínea e provoca infecção generalizada no organismo, condição potencialmente fatal.

Por outro lado, a bactéria também apresenta uma resistência maior a antibióticos comuns, o que dificulta o controle da sua capacidade de comprometer o corpo por inteiro. Além disso, outras condições podem potencializar o risco de infecção pela bactéria s. aureus, são elas: procedimentos cirúrgicos, ferimentos, queimaduras, leucemia, tumores etc.

De acordo com especialistas, o desenvolvimento de superbactérias está relacionado ao uso indiscriminado e excessivo de antibióticos. Quando utilizados indevidamente, esses medicamentos podem causar mutações e aumentar a resistência das bactérias, o que causa grandes riscos à saúde humana.

Veja também: Carrapato estrela: como evitar contato com transmissor da febre maculosa?

Referência: Manual MSD Saúde.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show