Suor excessivo na cabeça: o que pode ser e o que fazer

Saúde
01 de Novembro, 2022
Suor excessivo na cabeça: o que pode ser e o que fazer

O suor excessivo na cabeça, também chamado de hiperidrose, é uma condição que pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, independentemente do sexo e das condições ambientais em que se encontram. 

Assim, a doença tem diversas causas e é capaz de trazer constrangimentos sociais se não tratada. E apesar de não existir um perfil específico de indivíduo que seja acometido pela condição, sabe-se que as crianças são mais propensas a apresentarem sudorese localizada, por conta de deficiência de nutrientes na alimentação.

Leia também: Hiperidrose: Como lidar com o suor excessivo

Causas do suor excessivo na cabeça

Os motivos por trás do suor excessivo na cabeça incluem, principalmente, a carência de vitamina A. Os laticínios, como leite, queijos e iogurte, são alimentos ricos nesse nutriente e que, quando estão em falta, podem provocar essa reação no organismo.

Além disso, o estresse também pode causar o problema, além de outros sintomas similares como sudorese generalizada e aumento de suor no couro cabeludo. Ademais, o uso indiscriminado de bonés, capuzes ou toucas em ambientes fechados também aumenta consideravelmente o suor localizado. 

Por fim, doenças como a hiperidrose, que é uma patologia de origem genética, pode ser uma causa de sudorese intensa em todo o corpo, incluindo na região da cabeça. 

Riscos 

Não existem riscos do suor excessivo na cabeça que não sejam ligados ao desconforto estético e social. O máximo que pode ocorrer eventualmente é uma coceira do couro cabeludo e o ressecamento dos fios, pois a composição do suor é basicamente água e sal. 

Diagnóstico

O diagnóstico é obtido por meio de um exame clínico do paciente, com base em sua história de sinais e sintomas e da solicitação de testes laboratoriais específicos. Dessa forma, exames tricológicos também são importantes, como o scanner do couro cabeludo, que aumenta até 30 mil vezes a imagem dos fios de cabelo. 

Tratamento para suor excessivo na cabeça

O tratamento para o suor excessivo na cabeça é específico e depende da causa do problema. Ao aparecerem os primeiros sinais de excesso de sudorese, procure um médico ou um tricologista.

Para prevenir o suor excessivo, tente sempre beber bastante água, alimentar-se de forma variada com fontes de vitamina A, e evitar o estresse por meio da prática de meditação ou aulas de ioga. 

Por fim, vale ainda ter um hobby e passar mais tempo de qualidade de vida com a família e os amigos. Por fim, evite o uso de toucas, capuzes, chapéus e bonés ao apresentar os sintomas da hiperidrose.

Fonte: Dr. Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e Diretor do Instituto do Cabelo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite