Sucos que combatem enjoo na gravidez: confira as melhores opções
O enjoo geralmente é um dos primeiros sintomas de gravidez e pode acompanhar a mãe ao longo dos nove meses. Embora seja uma sensação normal nessa fase, o enjoo pode reduzir o apetite e impedir que a mãe se alimente corretamente, o que impacta também na nutrição e desenvolvimento do bebê. Porém, uma excelente alternativa é apostar nos sucos que combatem enjoo na gravidez. Saiba mais a seguir.
Veja também: Por quanto tempo devo tomar ácido fólico na gravidez?
Sucos que combatem enjoo na gravidez
Na gestação, uma série de mudanças hormonais são responsáveis por preparar o corpo da mãe para desenvolver o bebê. Uma das mudanças é a produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) e o aumento de progesterona e estrogênio que juntos, causam enjoo nas mães.
Nesse sentido, os sucos de frutas cítricas surgem como uma oportunidade para aliviar os sintomas, já que a bebida promove uma produção maior de saliva e evita o mal-estar. Além disso, as frutas cítricas são capazes de mascarar outros odores que causam enjoo.
Alguns sucos recomendados incluem:
- Limão;
- Laranja;
- Melancia;
- Abacaxi ou abacaxi com hortelã;
- Banana;
- Tangerina e cenoura;
- Acerola;
- Ameixa;
- Amora;
- Caju;
- Framboesa;
- Morango;
- Pêssego.
Por outro lado, os sucos contribuem com a hidratação, sendo que esse é um fator crucial para amenizar a ânsia de vômito. Nesse sentido, mulheres grávidas devem ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, o que contribui também para a redução da retenção de líquido e alívio de enjoos.
Dessa forma, as bebidas podem ser tomadas minutos antes da refeição principal para atenuar os sintomas.
Cuidados com os sucos que combatem enjoo na gravidez
Vale lembrar que, embora os sucos naturais sejam uma opção saudável, as gestantes devem ter alguns cuidados. Assim, o açúcar presente nas frutas pode afetar os níveis de glicose no sangue, e se a gestante tiver alterações na glicemia, é fundamental procurar ajuda médica para orientações específicas.
Além disso, sucos de caixinha, néctares ou com excesso de adição de açúcar não são recomendados, pois podem conter aditivos que não contribuem para uma alimentação saudável.
Outras técnicas para aliviar o enjoo
Além dos sucos, existem outras técnicas que podem ajudar a aliviar o enjoo durante a gravidez. Confira a seguir:
- Beba chás: gengibre, camomila ou hortelã podem ser eficazes para reduzir o enjoo.
- Mantenha o ambiente arejado: lugares bem ventilados podem ajudar a reduzir o desconforto.
- Evite alimentos muito temperados: refeições leves e sem temperos muito fortes podem ser mais bem toleradas.
- Diminua o intervalo entre as refeições: fazer refeições menores e mais frequentes pode ajudar a evitar o esvaziamento do estômago, o que pode causar enjoo.
Quando procurar ajuda médica?
Por fim, a gestante deve se preocupar quando o enjoo for excessivo e persistente, causando perda de peso significativa. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental para tomar medidas adicionais de saúde que impeçam a ânsia, entendendo também a rotina da mãe.