Sucos para diminuir o colesterol: veja lista de opções

Alimentação Bem-estar Saúde
04 de Dezembro, 2023
Sucos para diminuir o colesterol: veja lista de opções

O colesterol é fundamental para o organismo. Porém, seu excesso na circulação pode ser prejudicial para a saúde. O LDL, por exemplo, conhecido como “colesterol ruim”, está associado com o risco de desenvolver a doença coronariana. Uma das formas de ajudar a diminuir o colesterol é investir em sucos. Por isso, veja algumas opções.

Leia mais: Melhores chás para baixar o colesterol 

Os riscos do colesterol elevado

O colesterol alto é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto. No Brasil, cerca de 4 entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado de colesterol e, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, esse dado já ultrapassa os números dos EUA.

O grande problema é que uma pessoa pode permanecer muitos anos com colesterol alto e não apresentar sintomas. Desse modo, a deposição de gordura nos vasos, a chamada arterioesclerose, pode aumentar e gerar complicações, como um infarto agudo do miocárdio ou doenças cérebro vasculares, como um acidente vascular encefálico.

Além disso, quando elevado, o colesterol também pode desencadear a chamada doença hepática gordurosa não alcoólica, quadro benigno no qual ocorre excessivo acúmulo de triglicerídeos no fígado, mas que, se não tratado, pode evoluir para formas inflamatórias fibrosantes, cirrose hepática ou até mesmo carcinoma hepatocelular (CHC).

Como diminuir o colesterol?

Para reduzir o colesterol e mantê-lo nos níveis recomendados, é importante mudar o estilo de vida e investir em uma reeducação alimentar, adotando hábitos saudáveis, como o consumo moderado de carnes vermelhas, gordura trans, frituras e alimentos ultraprocessados. Além disso, praticar atividade física regular, pelo menos 150 minutos por semana.

Sucos para diminuir o colesterol

Primeiramente, é importante destacar que nenhum suco por si só é uma solução mágica para diminuir o colesterol. No entanto, alguns  contêm nutrientes que podem ser benéficos para a saúde cardiovascular e ajudar na redução do colesterol. Veja algumas opções:

  • Suco de laranja: Rico em vitamina C e antioxidantes, o suco de laranja pode ajudar na redução do colesterol LDL (colesterol ruim).
  • Suco de maçã: Contém fibras solúveis, como a pectina, que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL.
  • Suco de romã: Possui antioxidantes potentes que podem ter efeitos benéficos na saúde cardiovascular, incluindo a redução do colesterol.
  • Suco de beterraba: Pode ajudar a diminuir a pressão arterial e, em alguns estudos, foi associado à redução do colesterol.
  • Suco de cenoura: Rico em betacarotenos e fibras, o suco de cenoura pode ser uma escolha saudável para a saúde cardiovascular.
  • Suco de mirtilo: Contém antioxidantes chamados antocianinas, que podem ter efeitos positivos na saúde do coração.
  • Suco de vegetais verdes: Combinações de vegetais verdes, como espinafre, couve e aipo, podem fornecer nutrientes essenciais e antioxidantes que beneficiam a saúde cardiovascular.

Por fim, ao adicionar sucos à sua dieta, é importante evitar adição de açúcares ou adoçantes, pois isso pode neutralizar os benefícios à saúde. Além disso, sempre consulte um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas em sua dieta, especialmente se estiver tratando condições de saúde específicas, como o colesterol elevado.

Referências: 

Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro

Ministério da Saúde

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.