Stenio Garcia mostra físico aos 90 anos: ‘Vá em frente sempre’
Aos 90 anos de idade, Stenio Garcia surpreendeu seus seguidores com o seu físico. Nesta quinta-feira, o ator compartilhou um vídeo em seu Instagram onde ele aparece fazendo abdominal, o que chamou a atenção de diversas pessoas.
“Saindo da academia muito feliz porque chegar aos 90 anos com saúde física e mental é o maior presente divino. Ontem retomei o treino e já estou conseguindo fazer aparelhos que achava que não seria mais pra mim e hoje eu vi que é sim. Acredite em si mesmo e vá em frente sempre. Boa tarde”, escreveu Stenio.
Em setembro do ano passado, o ator contraiu Covid-19 e teve sequelas no pulmão. Mas, mesmo assim, Stenio Garcia busca cuidar da sua saúde física da melhor maneira possível.
Pode praticar exercícios na terceira idade como Stenio Garcia?
A prática de exercícios físicos é recomendada em todas as fases da vida. A intensidade e a frequência variam de acordo com a faixa etária e outras características individuais, mas estar em movimento como o ator é fundamental para o bem-estar físico e mental. Além disso, em idosos, as quedas são mais comuns e apresentam um maior perigo.
Assim, a obesidade abdominal e a perda de força muscular são fatores de risco que estão diretamente relacionados a um aumento dessas quedas. Por isso, garantir um peso ideal e fortalecer a musculatura por meio da prática de atividade física são muito importantes nesse momento da vida
“Com a prática da musculação, o idoso consegue manter e ganhar massa magra”, afirma Sandra Souza Silva, personal trainer especialista em idosos.
Benefícios da atividade física para os idosos
Além da diminuição na perda de massas óssea e muscular, a prática de atividade física pode trazer outros benefícios. Portanto, confira os principais:
- Melhora da capacidade cardiopulmonar e neuromuscular;
- Maior equilíbrio e flexibilidade;
- Controle da hipertensão arterial, diabetes e obesidade;
- Ganhos mentais, como mais autoestima e socialização.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, a partir dos 65 anos de idade, a realização de 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana. Por outro lado, os idosos com mobilidade física reduzida devem praticar atividades com o objetivo de melhorar o equilíbrio pelo menos três vezes na semana.
De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, vinte minutos de exercício por dia bastam para reduzir pela metade os riscos de problemas no coração em idosos acima de 70 anos.
Fonte: Sandra Souza Silva, personal trainer especialista em idosos.