O que é septicemia, condição de Stenio Garcia?

Saúde
03 de Julho, 2023
O que é septicemia, condição de Stenio Garcia?

No último sábado (01/07), Stenio Garcia foi internado com septicemia. Trata-se de um quadro de inflamação generalizada que, no caso do ator, gerou fortes dores no quadril e nas pernas. Felizmente, ele está consciente e respirando normalmente (sem a ajuda de aparelhos) em um hospital da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a condição, e se ela pode ter alguma relação com o procedimento de harmonização facial que Stenio Garcia fez recentemente:

Stenio Garcia é internado com septicemia: o que é?

A médica infectologista Ledívia Nogueira, professora do curso de Medicina da Unime, explica que, atualmente, o termo sepse é mais utilizado para definir a septicemia. De acordo com ela, trata-se de “uma infecção que atinge todo o organismo em forma de resposta inflamatória severa a um micro-organismo que afetou, primariamente, um foco conhecido ou não.”

Ou seja, é uma resposta inflamatória e generalizada do corpo a uma infecção fora do controle (geralmente bacteriana).

Idade avançada, gravidez, doenças crônicas (como diabetes e cirrose) e sistema imunológico enfraquecido são alguns dos fatores de risco da condição, que se manifesta inicialmente com mudanças na temperatura corporal (alta ou baixa), mas pode evoluir para aumento da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, confusão mental, entre outros sinais.

O diagnóstico acontece com base na análise dos sintomas, além de exames que detectam a presença de bactérias no sangue, na urina ou em outro material do paciente.

Como se dá o tratamento?

O tratamento começa com a administração de antibióticos assim que o diagnóstico ocorre — ou até mesmo antes dele, uma vez que qualquer demora pode elevar as chances de complicações sérias.

Além disso, o paciente também pode receber líquidos pela veia a fim de aumentar a pressão arterial, oxigênio para auxiliar a respiração, medicamentos para controlar outros problemas e sintomas, e até certos procedimentos para a retirada da fonte inicial de infecção.

No caso do ator, por exemplo, o médico responsável proibiu visitantes além de Marilene Saade (esposa de Stenio). O intuito é promover uma recuperação mais segura e rápida.

“Se o causador do processo infeccioso for um agente resistente, podem ser recomendadas medidas de precaução, de forma a prevenir a contaminação de profissionais de saúde, familiares e outros pacientes”, explica a médica.

Stenio fez uma bateria de exames (incluindo tomografias do crânio, do abdômen e do pulmão) e já teve uma leve melhora.

Leia também: Parar de fumar reduz a hipertensão em apenas 12 semanas

Há alguma relação entre a septicemia e a harmonização facial?

A própria esposa do ator negou a ligação entre as duas coisas em suas redes sociais. “Está descartada a relação com procedimentos estéticos ou com a harmonização facial realizada há 1 mês”, disse.

No último mês, Stenio Garcia realizou alguns procedimentos estéticos, e chegou a compartilhar os resultados dos seguintes tratamentos:

  • Aplicação de botox;
  • Preenchimento malar;
  • Bigode chinês;
  • Mandíbula;
  • Preenchimento de mento;
  • Labial e marionete (ruga que parte do canto da boca em direção ao queixo).

Referência: Manual MSD.

Fonte: Ledívia Nogueira, médica infectologista e professora do curso de Medicina da Unime.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!