Skincare para cada tipo de pele
O skincare é uma prática fundamental para manter a saúde e aparência da pele. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e está constantemente exposta a fatores externos como poluição, raios UV, mudanças de temperatura e agentes químicos.
De acordo com Luiza Archer, médica com ênfase na Dermatologia Natural, o skincare traz vários benefícios: garante a manutenção da saúde da pele e ajuda nosso corpo a mantê-la hidratada, bem nutrida e protegida contra os danos externos. “Os produtos escolhidos para o os cuidados com a pele devem respeitar as características de cada pessoa”, lembra.
Mas antes de iniciar o skincare, é importante saber qual é o seu tipo de pele. Isso porque cada uma delas possui especificidades que exigem cuidados diferentes.
Skincare: tipos de pele
Segundo Misael Do Nascimento – médico tricologista do Instituto Nutrindo Ideais, podemos dividir os tipos de pele em três grupos:
Oleosa
A pele oleosa é aquela que apresenta mais quantidade de sebo. “Na minha experiência particular, é muito mais frequente em homens. Até porque apresenta relação estreita com taxas hormonais mais altas, e aquela pele mais brilhosa, associada a poros dilatados, mais propensa a acne onde o paciente refere que deve lavar o rosto várias vezes ao dia”, explica o especialista.
Seca
Misael ressalta que a pele seca apresenta aspereza e até mesmo descamação, com sensação de repuxamento. “É raro ver um paciente homem com pele seca. Quando ocorre pode ser pela diminuição de níveis hormonais, ou por lava o rosto com sabonetes de corpo antibacterianos, que varrem toda microbiota da pele e é tão secativo que chega a ser corrosivo”, afirma.
Ainda de acordo com o médico, peles sensíveis tendem a ficar avermelhadas, com coceira e/ou ardência em algumas regiões. Seja por fatores ambientais, como o clima, quanto pelo uso de cosméticos fortes e potentes capazes de sensibilizar a pele, especialmente as peles mais sensíveis.
Mista
A pele mista apresenta algumas das características citadas acima em diferentes áreas do rosto, como oleosidade apenas no nariz e testa e ressecamento no restante do rosto.
Sensível
Por fim, a pele sensível, de acordo com Luiza, tende a ficar avermelhada, com coceira e/ou ardência em algumas regiões, seja por fatores ambientais, como o clima, quanto pelo uso de cosméticos fortes e potentes capazes de sensibilizar a pele – especialmente as mais sensíveis.
Leia também: Pele madura: Cuidados e etapas do skincare que você deve adotar
Passo a passo do skincare para cada tipo de pele
O skincare básico, geralmente, inclui limpeza, hidratação e proteção solar. Dessa maneira, confira o passo a passo para cada tipo de pele:
Skincare para mulheres
A dermatologista explicou o passo a passo dos cuidados com a pele para mulheres. Confira:
Skincare para homens
Misael mostrou como os homens com diferentes tipos de pele devem fazer o skincare diário:
Por fim, o médico tricologista detalha que o skincare varia de pessoa para pessoa. “Um paciente com pele oleosa que têm uma alimentaçao balanceda, será diferente de um paciente obeso, ou um paciente que faça uso de modulação hormonal”, finaliza Misael.
Fontes
- Luiza Archer, médica com ênfase na Dermatologia Natural;
- Misael Do Nascimento – médico tricologista do Instituto Nutrindo Ideais, atuante em dermatologia com ênfase ao público masculino.