O yoga possui diversas posturas, uma das mais conhecidas é a sirsasana, também chamada de invertida sobre a cabeça. Realizá-la pode se tornar um desafio, isso porque essa postura exige força e concentração, até que seja feita da forma correta.
Entretanto, é fundamental praticá-la da maneira certa, pois caso contrário, você pode ter lesões graves. Além disso, a sirsasana não é indicada para todos. Ou seja, pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, glaucoma ou gestantes devem ter a orientação de um médico antes de iniciar essa postura.
Leia também: Vinyasa yoga: O que é e quais são os benefícios
A sirsasana traz benefícios para o corpo e mente. Como a melhora da respiração, circulação sanguínea e memória. Ademais, a invertida sobre a cabeça também é uma ótima opção para fortalecer os músculos, estabilizar a coluna lombar e aumentar a flexibilidade.
De acordo com um estudo feito com 47 mulheres, a postura reduziu a dor crônica na lombar e aumentou a flexibilidade do tronco, fortalecendo a coluna.
Leia também: Mudras: Para que servem as posturas das mãos de yoga

Dicas: Durante a realização da postura, é essencial manter o antebraço pressionado contra o chão, para minimizar o peso sobre a cabeça e pescoço. Você também deve voltar a atenção para o abdômen, glúteos e pernas, deixando-os sempre ativos.