Sintomas pouco conhecidos do diabetes que você precisa saber

Saúde
14 de Setembro, 2023
Sintomas pouco conhecidos do diabetes que você precisa saber

Quando pensamos em diabetes, seja ele tipo 1 ou 2, os sinais mais famosos da doença são sede em excesso, vontade frequente de urinar, cansaço intenso e perda de peso. No entanto, existem outros sintomas pouco conhecidos do diabetes que você precisa ter atenção. Principalmente porque a suspeita do diabetes pode demorar para dar as caras, visto que a condição começa silenciosa.

Veja também: Maus hábitos que favorecem o desenvolvimento do diabetes tipo 2

Quais são os sintomas pouco conhecidos do diabetes?

De acordo com Fernando Valente, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP, o diabetes tem sintomas inusitados.

Por exemplo, poucos sabem que infecções genitais recorrentes podem ser um aviso para a doença. “A candidíase pode ser uma manifestação do diabetes, pois a pessoa acaba excretando mais açúcar pela urina”, explica o endocrinologista.

Outros sintomas são visão turva, que muita gente acha que é “vista cansada”; demora para a cicatrização de feridas; e formigamento nas pernas precisam de avaliação médica.

Por que o diabetes pode ser perigoso?

Além dos sintomas, o sistema de saúde enfrenta o desafio de conscientizar a população sobre os perigos do diabetes. Por ser uma enfermidade lenta e sem sintomas incapacitantes a curto prazo, é comum subestimar seu impacto negativo.

Todavia, Valente avisa que o diabetes é a maior responsável pela cegueira em pessoas em idade laboral e a maior causa, junto com pressão alta, de falência renal. Ou seja, duas em cada três pessoas fazem diálise por conta de pressão alta e diabetes.

“O diabetes é a maior causa de amputação de membros inferiores e é um grande fator de risco para infarto e derrame. Sete em cada 10 pessoas com diabetes morrem de doença cardiovascular”, explica o especialista.

Como prevenir o descontrole da doença

Com o diagnóstico do diabetes, é fundamental tomar medidas para controlar o quadro e, assim, evitar complicações que limitam a qualidade de vida. São elas:

  • Monitoramento dos níveis de glicose no sangue.
  • Consultar o oftalmologista para fazer exame de fundo de olho, pelo menos uma vez ao ano.
  • Anualmente, fazer exame de sangue de creatinina para calcular o quanto o rim está filtrando.
  • Realizar dosagem de proteína na urina.
  • Fazer um eletrocardiograma de repouso, uma vez ao ano.
  • Avaliar com frequência as solas dos pés, observando se não tem nenhuma ferida, pois isso pode ser a porta de entrada de uma infecção.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show