Síndrome das unhas frágeis: o que é, causas, sintomas, tratamentos e como evitar

Beleza Bem-estar Saúde
12 de Setembro, 2022
Síndrome das unhas frágeis: o que é, causas, sintomas, tratamentos e como evitar

Ter unhas quebradiças é algo que pode incomodar bastante. Mas além do incômodo, a qualidade das unhas pode ser um sinal de alerta quando se trata de saúde. Você conhece a síndrome das unhas frágeis? 

Assim, a síndrome se caracteriza por um aumento da fragilidade da região das unhas. Ela pode ser idiopática (causa espontânea ou desconhecida) ou secundária a outras doenças sistêmicas, ou das unhas. 

De acordo com a dermatologista Angélica Seidel, a condição causa descamação onicosquizia (descamação da lâmina da unha, especialmente nas pontas) e estrias longitudinais onicorrexes (aspecto irregular das unhas). A especialista ressalta ainda que nessa condição, as unhas se quebram com mais facilidade. 

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Síndrome das unhas frágeis: quais são as causas?

Para a formação, crescimento e desenvolvimento das unhas, muitos nutrientes e elementos são necessários, como explica Angélica Seidel, dermatologista. 

“Quando adoecemos, temos uma alimentação pouco saudável ou nos expomos a algum stress exuberante, nossas unhas também sofrem danos que prejudicam seu correto desenvolvimento e podem então manifestar sintomas de que algo está errado, como unhas fracas, quebradiças e mais suscetíveis a infecções”, diz. 

Portanto, a doença é muito ligada a quantidade de nutrientes consumido. Fungo nas unhas, mexer com componentes químicos e ter impacto frequente na região são algumas outras causas. 

Assim, é uma síndrome comum que afeta 20% da população brasileira. Além disso, a condição acontece mais as mulheres, especialmente acima dos 50 anos. 

Sintomas 

Em geral, quem sofre com a condição sente o incômodo de forma mais estética. Entretanto, a síndrome também pode causar dor e até mesmo dificuldades nas atividades cotidianas. 

Além das unhas quebradiças e as estrias longitudinais, a área também pode apresentar granulações superficiais de queratina (manchas brancas nas unhas). 

Como tratar a síndrome das unhas frágeis

“É necessário inicialmente investigar se a síndrome em questão é idiopática (ou primária) ou secundária a outra doença. Quando associada a outra doença, o tratamento da doença de base melhora a queixa ungueal (o incômodo na parte visível da unha)”, explica a dermatologista.

Se o motivo for exclusivamente a síndrome das unhas frágeis idiopática, o tratamento ocorre de forma simples, usando hidratantes e fortalecedores de unha. Após avaliação dermatológica, medicamentos como a biotina (vitamina B7) podem ser necessários, mas apenas quando indicado pelo médico. 

Pessoas que trabalham em ambientes úmidos devem usar sempre luvas de proteção, pois a umidade ajuda a piorar o enfraquecimento das unhas. 

Prevenção 

Ter uma alimentação saudável é ótimo para a saúde dos cabelos, da pele e também das unhas. Dessa forma, consumir alimentos ricos em nutrientes é extremamente importante para o tratamento e prevenção da síndrome das unhas frágeis. 

  • Evitar exposição a agentes químicos; 
  • Ter cuidados com cosméticos, evitando os que contenham formaldeído; 
  • Evitar traumas repetitivos; 
  • Evitar manter as unhas com esmalte por longos períodos.

Fonte: Angélica Seidel, dermatologista do Hospital Baía Sul, que integra a Hospital Care; Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul. 

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva