Síndrome dos Ovários Policísticos: Melhores exercícios físicos
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das doenças mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva, atingindo de 7% a 10% da população feminina.
Dessa maneira, a Síndrome dos Ovários Policísticos consiste em um desequilíbrio hormonal. Assim, na maioria das vezes a causa é pelo excesso de estrógeno e testosterona ou pela redução de progesterona no nosso corpo.
Quem sofre de SOP sabe o quanto essa doença pode prejudicar a qualidade de vida. Geralmente, os sintomas incluem: queda de cabelo; acne; dificuldades com a fertilidade; ganho de peso; aumento da ansiedade e depressão nos períodos menstruais.
Além disso, o distúrbio também pode aumentar 1,5% o risco de desenvolver doenças cardíacas. Como um infarto, por exemplo.
A boa notícia é que os exercícios físicos são uma ótima maneira de reduzir os sintomas. Segundo especialistas, o impacto da atividade física no corpo da mulher segura o avanço da doença. Dessa forma, o tratamento se torna mais simples e diminui a necessidade de tomar remédios.
Exercícios para Síndrome dos Ovários Policísticos
Caminhada
A caminhada é uma das melhores alternativas para a SOP. Pois pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento. Portanto, se você não gosta de caminhar sozinha, chame algum amigo ou familiar para te acompanhar.
Natação ou hidroginástica
Exercícios dentro da piscina como natação e hidroginástica são fundamentais para melhorar os sintomas de SOP. Isso porque o corpo todo é trabalhado, especialmente as articulações.
HIIT
Devido ao fato de 70% das mulheres terem resistência à insulina, o aumento de peso é significativo. Por isso o HIIT pode ser uma ótima opção para trabalhar esse fator.
O treino HIIT (High Intensity Interval Training) é uma combinação de exercícios de alta intensidade que tem o objetivo de queimar calorias.
Devido à alta intensidade, os treinos HIIT têm a característica de não durarem muito, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo.
Normalmente, os exercícios são feitos com o peso corporal.
Leia mais em: HIIT: Como fazer o exercício sem sair de casa