Shinrin-yoku: Conheça a prática e seus benefícios
O Shinrin-yoku (também conhecida como terapia ou banho de floresta) é uma técnica japonesa que visa estar profundamente conectado com a natureza para obter benefícios para o corpo, mente e espírito.
A técnica surgiu na Agência Florestal do Japão, em 1982, com o objetivo de encorajar as pessoas a passarem um tempo imersas na natureza, a fim de reduzir os níveis de estresse.
Precisamente, o Shinrin-yoku é baseado nos princípios budistas e xintoístas, que ressaltam o contato com a natureza para atingir o bem-estar geral. Nos dias atuais, é utilizada principalmente como forma de medicina preventiva.
Leia também: Ativos da natureza que valem por um calmante
Assim, a prática pode ser realizada por pessoas de qualquer idade e a qualquer momento. O contato com a natureza permite melhorar qualidade de vida e o estado emocional. Portanto, respirar o ar fresco e observar o mundo verde pode realmente contribuir com a saúde mental e física.
Como praticar o Shinrin-yoku
Para realizar a terapia da floresta, o ideal é que você esteja sozinho e sem distrações ao redor, como o celular, por exemplo. Contudo, o início das caminhadas podem ser feitos com a orientação de um guia. Busque um ambiente da natureza tranquilo e vazio, como florestas, bosques ou parques.
Geralmente, os participantes são analisados por especialistas antes e depois do tratamento, para observar possíveis melhorias. Além disso, são recomendadas caminhadas uma vez por semana, com duração de três horas, em um período de sete semanas.
Leia também: Benefícios de estar em contato com a natureza
Benefícios
De acordo com estudos da Universidade de Chiba, no Japão, pessoas que entram em contato com ambientes urbanos apresentam níveis mais altos de cortisol (hormônio do estresse) em relação com aqueles em contato com a natureza.
Ainda, outra pesquisa sugeriu que apenas caminhar pela floresta pode oferecer como resultado proteção contra o câncer, a depressão e a demência.