Benefícios de estar em contato com a natureza

Bem-estar Equilíbrio
21 de Janeiro, 2020
Benefícios de estar em contato com a natureza

Já sabemos que os espaços ao ar livre têm diversos efeitos positivos em nossa saúde mental. Interagir com a natureza pode aliviar a ansiedade e a depressão. Da mesma forma, estudos mostraram que simplesmente entrar em contato com a terra (como andar descalço) pode melhorar significativamente o bem-estar.

Porém, estamos cada vez mais longe da natureza, cada vez mais vivendo na cidade, trabalhando em espaços com excesso de eletrônicos e pouco verde. No entanto, conseguir manter uma conexão maior com o meio ambiente tem benefícios imensos para a saúde.

Um estudo chefiado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, constatou que passar duas horas na natureza toda semana pode dar um impulso significativo à saúde.

Assim, a análise acompanhou um grupo que não passava nenhum tempo em contato com o meio ambiente e outro que aproveitavam áreas verdes, e os monitorou por sete dias.

Com isso, do grupo que não passou tempo ao ar livre, quase metade relatou “baixos níveis de satisfação com a vida” e 25% reportaram ter problemas de saúde.

Já um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, entrevistou mais de 108 mil mulheres. A análise concluiu que a taxa de mortalidade daquelas que viviam em áreas mais verdes era 12% mais baixa do que aquelas vivendo em centros urbanos menos arborizados.

Além disso, os dados detalhados para cada doença mostram ainda mais esses benefícios: os riscos eram 41% menores para morte relacionada a doenças renais; 34%, em casos de doenças respiratórias; e 13%, em casos de câncer.

Porém, para alcançar os benefícios proporcionados pela mãe natureza, não adianta passar por algumas árvores ao ir trabalhar. Assim, é importante correr no parque, caminhar pela praia ou algum bosque.

Leia também: O que a meditação pode fazer pela sua saúde

Benefícios de passar tempo junto à natureza

  • Reduz inflamações;
  • Diminui o estresse
  • Elimina a fadiga;
  • Ajuda a ter mais concentração;
  • Criatividade;
  • Podem ajudar a combater ansiedade e depressão ;
  • Capacidade de foco.

Leia também: Viver perto do mar pode melhorar a saúde mental

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!