Shampoo sem sal é melhor para a saúde dos fios? Profissional esclarece
De um tempo para cá, o shampoo sem sal caiu no gosto das pessoas que procuravam melhorar seus cuidados com os cabelos, uma vez que a promessa deste produto é evitar o ressecamento – efeito causado pela presença do cloreto de sódio nas composições.
Mas, afinal, este tipo de fórmula é realmente melhor para a saúde dos fios? Para esclarecer esta dúvida, conversamos com o dermatologista especialista em saúde capilar Leopoldo Santos, de São Paulo.
Função do produto
Acredite: o sal não tem nenhuma influência na qualidade do shampoo, mas sim em sua textura, uma vez que ele é um espessante que atua apenas na estética do produto.
“Para o shampoo ter o aspecto cremoso, perolado e fazer espuma quando massageamos os cabelos, é preciso de diversas outras substâncias – e esta é a função do sal na composição. Ou seja, se o shampoo fosse composto somente pelo detergente (que é o responsável por limpar o couro cabeludo), seu aspecto seria bem diferente dos produtos que usamos no dia a dia”, explica Santos.
Shampoo sem sal é melhor?
É fato que, ao contrário das fórmulas com sal, o shampoo sem sal evita o ressecamento dos fios. Isso, contudo, pode ser facilmente evitado ou revertido ao associá-lo a um condicionador ou máscara.
“O grande medo em relação ao sal é que ele pode desidratar muito os cabelos. Sim, o sal pode ressecar mais os fios, mas nada que uma boa combinação com condicionador não resolva”, esclarece o especialista.
Além disso, os produtos com cloreto de sódio também podem ser aliados de um tipo específico de cabelo: o oleoso.
“Os shampoos para cabelos oleosos tendem a ter maior concentração de sal, pois ressecam mais os fios e ajudam a controlar a oleosidade”, ressalta ele.
E, se você está se perguntando o shampoo com sal pode ser tão nocivo quanto a água do mar, a resposta é não.
“A água do mar possui uma quantidade bem maior de micro cristais de sal, que podem danificar o fio. Já os shampoos não fazem isso!”
Além disso, existem vários produtos que trazem em sua composição agentes hidratantes que protegem o cabelo do sal. O que minimiza, desse modo, o efeito ressecado causado pelo cloreto de sódio.
“Em resumo, todos eles tendem a ter alguma concentração de sal. A principal mensagem é que devemos buscar o produto adequado para nosso tipo de couro cabeludo, independente de ser um shampoo sem sal ou não”, finaliza Leopoldo Santos.
Fonte: Leopoldo Santos, dermatologista especialista em saúde capilar de São Paulo.