Fake News: Semente de tomate não dá pedra nos rins. Entenda

Alimentação Bem-estar Saúde
17 de Fevereiro, 2022
Fake News: Semente de tomate não dá pedra nos rins. Entenda

Quem já teve uma crise de cólica renal sabe o quanto ela pode ser dolorosa. Por isso, as pessoas que sofrem com ela procuram evitar o consumo de alguns alimentos que teoricamente aumentariam o risco do problema. É o caso da semente de tomate: alguns acreditam que ela dá pedra nos rins. Contudo, a informação não é verdadeira. Entenda:

Como são formadas as pedras nos rins?

As pedras nos rins (ou cálculo renal) são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias. A condição é resultante do acúmulo de cristais existentes na urina. Isso acontece devido a uma série de fatores que incluem: beber pouca água, consumir bebidas alcoólicas em excesso, se alimentar mal (com muitos embutidos e produtos industrializados) e ter uma vida sedentária, por exemplo.

O sintoma é bem característico: dor intensa, geralmente na lateral do abdômen, mas que pode atingir também as costas e confundir o paciente.

Já o tratamento dependerá de alguns fatores como o tamanho, a composição ou a localização do cálculo e do estado clínico da pessoa. A maioria acaba eliminando o cálculo de forma espontânea, contudo, uma parcela menor precisa fazer uma cirurgia para destruí-lo (método que, atualmente, é pouco invasivo).

Leia também: Fake news: Chá de erva-doce não possui a mesma substância do Tamiflu

Semente de tomate não dá pedra nos rins

A Dra. Ana Escobar, em seu site, diz que a semente do tomate não é capaz de produzir cristais nos órgãos em questão. “O tomate é um alimento extremamente saudável e pode ser consumido tranquilamente, inclusive com as sementes”, complementa no texto. Portanto, não precisa tirar semente por semente na hora de consumir a delícia.

Leia também: Fake News: suco de inhame não cura dengue

Referências:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina