4 em cada 10 brasileiros tiveram problemas de saúde mental
Entre 2022 e 2023, a saúde mental e emocional foi um motivo de preocupação para boa parte das pessoas no Brasil. Isso porque um levantamento da Fundação Itaú em parceria com o Datafolha apontou que quatro em cada dez brasileiros (42%) sofreram com algum problema relacionado ao assunto nesses anos.
Além disso, dessa parcela, cerca de 65% dos entrevistados afirmaram ter procurado tratamento.
A pesquisa Hábitos Culturais ouviu 2.405 indivíduos com idades entre 16 e 65 anos de todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados presencialmente ou por telefone, e a margem de erro é de dois pontos percentuais (para mais, e para menos).
54% dos voluntários acreditam que atividades culturais são as que mais proporcionam bem-estar. Atrás, aparecem outras formas de lazer (como passeios, parques, igrejas e praia) com 19%. Práticas de atividades físicas e esportivas receberam a mesma proporção de votos (19%).
Ainda de acordo com o levantamento, 86% disseram concordar que os programas culturais reduzem o estresse, e outros 84% afirmaram que diminuem a sensação de tristeza.
Leia também: Sete hábitos de vida que podem prevenir a depressão: veja quais são
Saúde mental e emocional no Brasil é uma das piores
Contudo, não é a primeira vez que uma pesquisa aponta que a saúde mental no Brasil é um problema. Em março de 2023, o artigo The Mental State of The World Report, encomendada pela organização sem fins lucrativos Sapien Labs, identificou que o país tem o terceiro pior índice entre 64 nações ao redor do globo.
Além disso, o estudo também mostrou que o mundo ainda não recuperou o declínio geral do bem-estar causado pela pandemia de Covid-19.
“Em 2022, o bem-estar mental permaneceu o mesmo de 2021, não apresentando recuperação após o declínio substancial de dois anos associado à pandemia de Covid-19. Assim como no pico da pandemia, quase um terço da população ainda luta com sua saúde mental”, escreveram os autores na época.