Saúde do homem: cuidados essenciais que eles devem ter

Saúde
08 de Março, 2023
Saúde do homem: cuidados essenciais que eles devem ter

Você é ou conhece algum homem que não vai ao médico de jeito nenhum? O hábito é muito mais comum do que parece, e estudos já indicam que a saúde do homem costuma ser muito mais negligenciada do que a da mulher.

Felizmente, hoje já temos acesso fácil à informação de qualidade, além de diversas ferramentas para cuidar do corpo e da mente. Contudo, nada substitui a consulta com um profissional especializado e a realização de exames.

Por isso, neste episódio do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias bate um papo com o urologista Cláudio Murta e o cardiologista Mozar Suziga para descobrir o que é fundamental para a saúde masculina. Não perca:

Conheça os convidados

Saúde do homem

Cláudio Murta é médico urologista especialista em Uro-oncologia e Cirurgia Robótica para Tratamentos de Bexiga, Rim e Próstata.

Mozar Suziga é médico cardiologista com formação acadêmica na Faculdade de Medicina da USP.

Leia também: Menopausa e audição: período pode afetar capacidade de ouvir

Por que a saúde do homem é mais deixada de lado?

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo, o número de homens que fazem consultas preventivas é 30% menor do que o de mulheres. E por conta desse costume, 60% dos pacientes do sexo masculino que procuram o serviço médico já estão com uma doença em estágio avançado.

Existem diversas justificativas para esse tipo de comportamento. E para o médico cardiologista, não dá para falar do tema sem citar a masculinidade, que muitas vezes pode ser tóxica para eles.

Isso porque, desde pequenos, os meninos são ensinados a não chorar, não demonstrar dor e esconder as preocupações e sentimentos. Quando chegam na idade adulta, há ainda a pressão por ser ativo, bem-sucedido, disposto e trabalhador.

Assim, ir ao médico pode ser visto como uma forma de expor as fragilidades do corpo e da mente, o que assusta muitos homens.

Por que cuidar da saúde do homem?

Contudo, os entrevistados destacam a importância de deixar esses preconceitos de lado. Afinal, pesquisas indicam que eles têm mais chances de desenvolver problemas cardíacos (inclusive mais cedo do que as mulheres) e comportamentos nada saudáveis (como dependência do álcool e tabagismo). Além disso, a expectativa de vida desses indivíduos, no Brasil, é 7,2 anos menor do que a das mulheres.

As principais causas de morte prematura no país são violência e acidentes de trânsito, seguidos de doenças cardiovasculares e infarto. O câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, também aparece como uma doença descoberta já em estágio avançado nos homens, principalmente porque essas pessoas decidem buscar ajuda médica apenas quando os sintomas estão muito incômodos.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê um play no vídeo!

Leia também: Recusa familiar para doação de órgãos atinge 47% no Brasil

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança

Efeitos da vacina de Covid
Saúde

Efeitos da vacina da Covid: primeiro grande estudo mostra resultados

Segundo estudo, os efeitos da vacina são menores do que a infecção pela doença

disuria
Saúde

Disúria: entenda as causas, sintomas e tratamentos da dor ao urinar

O sintoma, popularmente chamado de dor ao urinar, pode ter diversas causas, sendo a infecção urinária a principal