Sal na meia evita cãibras, como fazia o ex-jogador Zé Roberto?
Na Copa do Mundo, não faltam assuntos e fatos curiosos sobre o evento. O mais recente foi uma “dica” do ex-jogador Zé Roberto, que costumava colocar sal na meia para ingerir nas partidas e, assim, prevenir cãibras. Durante o jogo entre Marrocos e Croácia, o atual comentarista da copa disse que sofria com muitas dores musculares quando jogava no Al Gharafa, time catari. “Eu sentia cãibra nas duas pernas, então o salzinho ajudava a reter ali, porque a gente perde muito líquido. A temperatura era muito alta e isso me ajudava”, relatou Zé Roberto. Afinal, colocar sal na meia realmente evita cãibras?
Embora o ex-jogador garanta que o método funciona, não existem estudos nem outro tipo de comprovação científica sobre a eficácia de consumir sal. Portanto, não há como ter certeza de que o sal na meia evita cãibras.
Contudo, a prática de Zé Roberto não é novidade. Utilizar o sal como aliado contra as cãibras é uma receita dos “antigos”, que surgiu na época em que os homens precisavam alimentar as fornalhas dos navios. Esses profissionais tinham episódios frequentes de cãibras, pois o local das fornalhas era extremamente quente e favorecia a transpiração em excesso.
Quando suamos muito e por longos períodos, perdemos sais minerais que são importantes para o bom funcionamento do corpo e da contração muscular. Inclusive, a falta de sódio é uma das possíveis causas das cãibras, sobretudo quando está associada à fadiga.
No entanto, para repor tais nutrientes, precisamos ingerir líquidos, como água de coco, repositores eletrolíticos e alimentos fontes. Logo, a tática de guardar o sal na meia para ingeri-lo quando necessário pode não ser o suficiente.
Se somente o sal na meia não evita cãibras, o que pode ajudar?
Vale dizer que os motivos que desencadeiam cãibras são alvo de muitos estudos e não há um consenso sobre a causa. Sabe-se que o calor pode, sim, influenciar o processo, mas o desconforto também surge sob temperaturas frias.
A recomendação atual de especialistas é equilibrar os pilares do descanso, treino e nutrição para não ser vítima das cãibras. Dessa forma, manter uma boa hidratação, trabalhar o condicionamento físico para situações de esforço intenso e dosar o repouso podem ajudar nesse sentido.
Veja também: Qual a idade ideal para o congelamento de óvulos?
Por exemplo, em uma corrida de longa distância, é comum que os atletas consumam géis de carboidrato e outros tipos de energia rápida para diminuir a ação da fadiga, que pode ocasionar a cãibra. As cápsulas de sal também fazem parte de distâncias maiores — assim como o ex-jogador Zé Roberto, muitos corredores creem que o item ajuda a conter a desidratação.
No caso de atletas profissionais, há uma série de recursos que podem prever a situação, como testes que medem o nível de transpiração durante o exercício.
Além disso, em locais que destoam muito do ambiente e do clima onde o atleta vive, é comum realizar treinos que ajudam a adaptar o corpo à mudança.