Sabonete íntimo: saiba como usar e qual tipo escolher
A região íntima da mulher pode passar por uma série de situações: corrimento, presença de odores diferentes… São diversas as possibilidades, sendo necessário manter a higiene como uma das maneiras de ajudar a prevenir e as visitas ao ginecologista em dia para que estes incômodos não se tornem problemas de saúde e sejam tratados da forma correta. Entre alguns dos cuidados mais conhecidos, está o uso do sabonete íntimo.
Isso porque a limpeza suave da vulva é um aspecto primordial da higiene íntima feminina e da saúde vulvovaginal geral, ajudando a minimizar o risco de recorrência de vaginose bacteriana.
O sabonete íntimo, portanto, é um aliado da boa higienização, uma vez que é composto por ácido lático, com um pH ácido, que ajuda na manutenção do pH da região íntima.
Benefícios do sabonete íntimo
O principal benefício oferecido pelo sabonete líquido íntimo é ajudar na manutenção do equilíbrio do pH vaginal. Isso, por sua vez, contribui para a diminuição do acúmulo de corrimento vaginal, evitando, consequentemente, o mau cheiro.
A ação benéfica, inclusive, já foi confirmada por um estudo¹ feito por pesquisadores de New Jersey, nos Estados Unidos, e publicado em 2017 na plataforma de periódicos científicos Sage Jourals.
Vale ressaltar, contudo, que o sabonete íntimo é recomendado apenas para uso da genitália externa e não é indicado para duchas vaginais. Além disso, ele também não é uma opção para tratar infecções ou inflamações genitais, como afirma a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Como e quando usar?
Segundo um estudo² conduzido por Denise Antonia Nunes Silva e José Luiz Mazzei da Costa, publicado na Revista Acadêmica Oswaldo Cruz em 2019, o sabonete íntimo pode ser usado mulheres de todas as idades, aparentemente saudáveis e que nunca apresentaram irritação ou alergia na região.
O produto pode ser adicionado à rotina de higiene da seguinte maneira:
- Diariamente, sendo aplicado apenas uma vez ao dia;
- Apenas na região externa, junto à água corrente, em movimentos circulares e sem fricção, atingindo todas as dobras;
- Por no máximo três minutos em contato com a pele, para evitar o ressecamento na região.
Então, como escolher o sabonete íntimo ideal?
Para escolher o sabonete íntimo correto, é importante prestar atenção em sua composição, levando em consideração especialmente a acidez e alcalinidade dele.
De acordo com a Febrasgo, o ideal é apostar em um produto feito à base de ácido láctico – componente responsável pelo equilíbrio do pH vaginal e que também contribui para evitar maus odores e proporcionar sensação de bem-estar prolongada após seu uso.
Por fim, é indicado o uso de produtos hipoalergênicos e que proporcionam detergência suave. Dessa forma, é possível diminuir a chance de eventuais alergias e evitar a remoção excessiva da camada lipídica que protege a pele vulvar.
Aproveite descontos de até 25% no sabonete íntimo Dermacyd e em outros produtos selecionados no e-commerce da Droga Raia. Não perca!
Maio/2022 – MAT-BR-2201831
Fontes:
- Denise Antonia Nunes Silva e José Luiz Mazzei da Costa. A importância do sabonete íntimo feminino com foco na microbiota e nos estágios de vida da mulher. Revista Acadêmica Oswaldo Cruz;
- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Guia Prático de Condutas: Higiene Genital Feminina.
Referências: