Remédio para dor muscular atrapalha o ganho de massa?

Bem-estar Movimento
18 de Agosto, 2022
Remédio para dor muscular atrapalha o ganho de massa?

Os primeiros dias de treino na academia, de fato, são os mais difíceis. Isso porque, geralmente, surgem dores intensas. Para reduzir o incômodo, muitas pessoas optam por tomar remédio para dor muscular. Mas aí surge a dúvida: atrapalha o ganho de massa muscular?

O que é hipertrofia?

De acordo com Fabricia Jung, médica e head de saúde da Vitat, a hipertrofia muscular, basicamente, é o aumento do músculo, que acontece quando há uma diferença positiva entre síntese e degradação de proteínas. 

“Quando realizamos treinos resistidos de força, há dano a nível tecidual muscular, que desencadeia mecanismos de reparação. Microdanos repetidos, em um ambiente propício, culminam com uma síntese proteica para reparação maior que a perda, assim aumentamos nossa massa muscular. Outros fatores que afetam esse aumento são os depósitos de glicogênio e o grau de hidratação das células musculares”, explica a especialista.

Leia também: 4 dicas para evitar dor muscular depois do treino

O remédio para dor muscular prejudica a hipertrofia?

Sim, Fabricia ressalta que alguns tipos de medicações utilizados para reduzir as dores musculares podem atrapalhar o ganho de músculos. Principalmente os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno (AINES), por exemplo. 

“O microdano causado pelo exercício desencadeia uma inflamação a nível molecular e os AINES inibem essa cascata inflamatória”, ressalta a médica.

Além disso, grande parte dos relaxantes musculares causam sonolência e atrapalham o rendimento do treino. O uso de anti-inflamatórios também está associado a outros problemas, como úlceras estomacais. 

Mas, ainda de acordo com Fabricia, não são apenas medicamentos específicos que impactam no ganho de massa muscular. Por isso, o indicado é conversar com um profissional habilitado, que possa avaliar caso a caso e com seu médico(a) para eventuais trocas e ajustes. 

Como lidar com as dores musculares causadas pelo treino?

O ideal é ficar atento se a dor pós treino é habitual ou se pode ter acontecido por rupturas, tendinites e outras lesões. Na maioria das vezes, a dor pós treino fica de 8 a 72 horas. 

Fabiana separou algumas dicas alternativas aos medicamentos que podem ajudar a reduzir as dores musculares:

  • Atente-se à região que está dolorida, quando a dor começou e se tem outras alterações como cor e inchaço;
  • Respeitar o tempo de recuperação e evitar overtraining;
  • Métodos não farmacológicos como massagens e utilização de rolo massageador;
  • Tomar um banho quente.

Fonte: Fabricia Jung, médica e head de saúde da Vitat.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond