Relacionamento interpessoal: O que é e como desenvolver

Bem-estar Equilíbrio
23 de Fevereiro, 2021
Relacionamento interpessoal: O que é e como desenvolver

O relacionamento interpessoal diz respeito à ligação, a conexão ou o vínculo entre duas ou mais pessoas. Ou seja, é a forma como nos relacionamos com os outros, dentro de um contexto familiar, escolar, social, corporativo, entre outros. 

Principalmente em um ambiente de trabalho, é necessário ter um relacionamento interpessoal. À medida em que aprimoramos essa habilidade, somos capazes de estabelecer vínculos saudáveis com os colegas.

Além disso, através do relacionamento interpessoal no trabalho, os profissionais conseguem ter apoio em situações difíceis. 

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Benefícios 

Veja os principais benefícios que essa habilidade pode proporcionar:

  • Comunicação mais assertiva;
  • Contribui para uma empresa ter um bom clima organizacional;
  • Promove a criação de relacionamentos mais saudáveis;
  • Diminui os conflitos;
  • Aumenta a empatia;
  • Melhora o desempenho profissional, pois a comunicação se torna mais fluída;

Dicas para desenvolver o relacionamento interpessoal

Se você deseja aprender e colocar em prática essa habilidade, veja algumas dicas que podem te ajudar:

Empatia: Um dos segredos do relacionamento interpessoal

A empatia é a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro. 

Dessa maneira, é ter a sensibilidade de ouvir alguém e entender os seus desconfortos e suas alegrias. E, com isso, poder ajudá-lo a se sentir menos solitário e mais conectado.

Além de aumentar a conexão social, a empatia também melhora a capacidade de regular as emoções durante períodos de estresse

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Qual a importância de ter amigos no trabalho? Além das conversas e risadas durante o dia e da bebida depois do expediente, você já parou para pensar que essas amizades podem ser benéficas para a sua saúde mental?

Portanto, se você ainda está relutante em fazer um amigos no trabalho, tente repensar e se abrir um pouco mais para criar um terreno harmonioso e mais saudável, inclusive para sua mente. 

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Tenha uma escuta ativa

A escuta ativa é algo essencial na comunicação. Assim, é uma técnica que tem como objetivo ajudar a aumentar a compreensão entre o interlocutor e o ouvinte. Ou seja, para favorecer um diálogo eficiente entre eles.

Portanto, o conceito da escuta ativa consiste em ouvir, entender e interpretar com atenção as informações do outro, tanto de forma verbal quanto não verbal.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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