Rei do Futebol: Pelé morre aos 82 anos por complicações de câncer de cólon

Saúde
29 de Dezembro, 2022
Rei do Futebol: Pelé morre aos 82 anos por complicações de câncer de cólon

Dia triste para o mundo, sobretudo para os brasileiros. O ex-jogador de futebol Pelé morreu nesta quinta-feira (29), depois de sofrer com complicações do câncer de cólon. O rei do futebol estava internado desde o dia 29 de novembro para tratar a doença. Na última quarta-feira (21), o Hospital Albert Einstein (SP), onde Pelé estava internado, divulgou um boletim informando que seu quadro clínico havia piorado.

De acordo com os médicos responsáveis pela saúde de Pelé, além das complicações relacionadas ao câncer, ele havia desenvolvido disfunções renal e cardíaca.

“Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica”, escreveu o hospital.

No mesmo dia, a filha do rei do futebol anunciou nas redes sociais que o natal da família Arantes seria no hospital. “O nosso Natal em casa foi suspenso. Nós decidimos com os médicos que, por várias razões, será melhor a gente ficar por aqui mesmo, com todo esse cuidado que esta nova família (do hospital Albert) Einstein nos dá!”, escreveu.

rei do futebol

Pelé: relembre o quadro de saúde do rei do futebol

Em 2021, Pelé passou por uma cirurgia para tratar o câncer de cólon e, no início desse ano, recebeu o diagnóstico com metástase no intestino, pulmão e fígado.

No entanto, Pelé não estava mais respondendo ao tratamento quimioterápico. Por isso, passou por cuidados paliativos para amenizar os sintomas da enfermidade. A premissa da abordagem é trazer mais conforto ao paciente, e envolve uma série de profissionais e práticas para esse objetivo. Dessa forma, a inclusão de psicólogos, nutricionistas, psiquiatras, fisioterapeutas e outros especialistas contribuem para a missão de uma vida melhor ao paciente. Em conjunto, as medidas são capazes de reduzir as dores e outros sintomas físicos debilitantes.

No caso de Pelé, ele teria passado a receber apenas medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo. Além do câncer, exames realizados no final de novembro apontaram que o Rei do Futebol estava com uma broncopneumonia, isto é, inflamação em estruturas pulmonares como brônquios e alvéolos.

Na mesma época, Pelé também recebeu o diagnóstico de anasarca, isto é, inchaço generalizado e “insuficiência cardíaca descompensada”. O ídolo apresentava, ainda, um quadro de confusão mental, desorientação e comportamento agitado. Por isso, chegou a usar uma sonda para se alimentar.

Leia mais: Afinal, o que são cuidados paliativos e por que estão sendo feitos por Pelé?

rei do futebol

Câncer de cólon

O câncer de cólon, também chamado de câncer de intestino ou coloretal, é um tumor que se desenvolve no intestino grosso. É uma doença que pode ser prevenida, pois quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino. Ao retirar o pólipo, evita-se que ele se transforme em câncer.

Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Isso porque quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura.

Para descobrir o câncer do colo do intestino no início, recomenda-se a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes para pessoas acima de 50 anos. Trata-se de exame laboratorial relativamente simples e que pode ser solicitado pelo médico clínico. Para as pessoas com maior risco, pode ser necessária a realização de colonoscopia.

Fatores que contribuem para o desenvolvimento deste câncer

No Brasil, o câncer colorretal é o terceiro mais incidente na população. São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física:

  • Consumo frequente de bebida alcoólica;
  • Idade acima de 50 anos;
  • História de pólipos colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.

Como prevenir o câncer do rei do futebol

Apesar de não ser possível mudar os fatores genéticos que tornam as pessoas propensas ao câncer colorretal, os riscos podem ser reduzidos com medidas simples, como prevenir a obesidade. Nesse sentido, a melhor maneira de prevenir o câncer de intestino é com bons hábitos de saúde, tais como:

  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Não fumar ou diminuir a quantidade de cigarros por dia;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos;
  • Além disso, ingerir diariamente fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2 a 5 xícaras);
  • Ter uma dieta rica em vegetais, principalmente hortaliças brássicas (brócoliscouve-flor, couve-de-bruxelas e repolho), que ajudam no desempenho intestinal e evitam inflamações.
rei do futebol

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso