Dicas de como queimar mais calorias correndo na esteira

Bem-estar Movimento
25 de Junho, 2020
Dicas de como queimar mais calorias correndo na esteira

Se a esteira se tornou a sua melhor amiga na quarentena, saiba que o aparelho pode ser um verdadeiro aliado quando o desejo é queimar mais calorias. 

Uma esteira em casa permite que a corrida aconteça em qualquer momento, e até mesmo várias vezes ao dia. Assim, dado o número de pessoas que citam a falta de tempo como uma barreira ao exercício, as esteiras tornam a atividade física muito mais viável.

Contudo, quem quer queimar mais calorias correndo na esteira não pode manter as mesmas configurações ou cumprir o mesmo treino sempre. Mas, a boa notícia é que com alguns ajustes, você pode obter mais benefícios das sessões na esteira. Veja dicas:

Use e abuse da inclinação

Se você costuma correr em terreno plano, comece a misturar em alguns intervalos de inclinação. Com a corrida inclinada você está recrutando mais músculos do que faria sem inclinação, o que queima mais calorias. Além disso, a adição de uma inclinação enfatiza diferentes grupos musculares do que correr em terreno plano.

Alterne a velocidade

Segmentos alternados de corrida rápida com uma caminhada ou corrida de recuperação – também conhecido como treinamento intervalado – podem ajudar a queimar mais calorias do que correr a mesma quantidade de tempo em um ritmo constante.

Não apenas o corpo precisa usar mais oxigênio e ativar mais músculos, mas o treinamento intervalado vai fazer a frequência cardíaca subir e descer durante o treino, o que consome mais energia (leia-se: calorias) do que manter uma frequência cardíaca constante.

Incorpore exercícios de peso corporal

As esteiras não são apenas para caminhar e correr. Por isso, tente incorporar exercícios com peso corporal, como caminhar elevando os joelhos. Assim, adicionar exercícios ao treino vai proporcionar variedade e queimar algumas calorias extras.

Aumente o ritmo

Se você pode correr confortavelmente seis quilômetros em 34 minutos, pode desafiar seu corpo acelerando o ritmo ao longo de toda a corrida. Aumentar gradualmente o ritmo durante uma corrida exige mais oxigênio e ativação muscular, o que ajuda a queimar mais calorias. Por exemplo, tente correr seis quilômetros em 30 minutos. Comece o treino em um ritmo confortável e aumente gradualmente a velocidade à medida que avança, terminando em um ritmo de esforço máximo.

Leia também: Exercícios aeróbicos: O que são e para que servem

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislexia e a importância do diagnóstico
Bem-estar Equilíbrio

Dislexia e a importância do diagnóstico correto

A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica.

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos