Quarta dose da vacina de Covid-19 em idosos começa em 21 de março
Em São Paulo, a quarta dose da vacina de Covid-19 para idosos já tem data para começar a ser aplicada. De acordo com o governador do Estado, João Doria, a campanha começa no dia 21 de março, e a expectativa é que sejam vacinadas 900 mil pessoas idosas acima de 80 anos.
Veja também: Agende aqui a sua vacina contra a gripe
Quem pode tomar a quarta dose da vacina de Covid-19?
A princípio, apenas pessoas com mais de 80 anos. A decisão do Comitê foi pautada no alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia, em 2020 e 2021. No entanto, para que essa faixa da população receba a quarta dose, é necessário ter recebido a aplicação de reforço com intervalo de 4 meses.
Por que é importante tomar a vacina?
Até o momento, a aderência à vacina em SP aponta 99,19%, com ao menos uma dose contra a COVID-19 e 90,11% com o esquema vacinal completo. Por enquanto, foram aplicadas 102,4 milhões de doses em todo o Estado.
O Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, observou que os bons índices de vacinação ajudaram a reduzir o número de internações em unidades hospitalares. De acordo com os números da Secretaria de Estado da Saúde, nas últimas seis semanas, o Estado registrou uma redução de 77% em internações em enfermarias e unidades de terapias intensivas.
Além disso, a vacina evita a probabilidade de contrair Covid-19 e as chances de transmitir o vírus para outras pessoas. Por isso, caso ainda você não tenha tomado a vacina, vá a um posto de saúde e continue se protegendo.
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 4 de abril
A campanha nacional de vacinação contra a gripe terá início no dia 4 de abril, de acordo com o Ministério da Saúde. A meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.
Assim, a campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Dessa forma, na primeira, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Na sequência, ou seja, na segunda etapa – que vai de 3 de maio a 3 de junho – tem como público-alvo:
- Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa
- Pessoas privadas de liberdade.