Quantos segundos deve ter cada repetição para ganhar músculos?

Bem-estar Movimento
21 de Dezembro, 2022
Quantos segundos deve ter cada repetição para ganhar músculos?

A melhor forma de ganhar massa muscular ao ponto de alcançar a hipertrofia é através da musculação. Mas, principalmente para os iniciantes, pode surgir a dúvida: quantos segundos deve ter cada repetição? Um estudo revelou a duração ideal para ganhar músculos. Continue lendo para conferir!

Fase concêntrica e excêntrica 

As repetições são compostas por duas fases: concêntrica e excêntrica.

A concêntrica cria um encurtamento do músculo durante a atividade e gera tensão. O agachamento é um exemplo, pois quando subimos com o peso contraímos bem os músculos. Por outro lado, na fase excêntrica, o foco é o alongamento dos músculos. Utilizando o mesmo exemplo, nós realizamos essa fase ao agachar e sentir os músculos se esticando. 

Leia também: Musculação: O que é musculação, tipos e benefícios

Quanto tempo deve durar cada repetição?

Uma pesquisa publicada no Strength and Conditioning Journal, mostrou que a duração de cada repetição depende de cada pessoa e do seu objetivo.

Assim, os cientistas descobriram que para atingir a hipertrofia muscular, o ideal é que a repetição dure no máximo 8 segundos. Caso dure mais que isso, pode ser que você sinta fadiga e não consiga realizar outra série. A fase excêntrica precisa ser mais lenta do que a fase concêntrica, durando de quatro a sete segundos entre as repetições.

Leia também: Exercícios para pernas: Os melhores movimentos

Mas não se apegue a duração de cada repetição. Ao invés de ficar contando os segundos, o mais eficaz é dar atenção total a carga e execução dos movimentos.

Além disso, tenha em mente que o exercício em si não é o único responsável por gerar a hipertrofia, mas sim, a intensidade de cada treino. E, claro, para atingir seus objetivos é fundamental manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação balanceada. Também é importante ter um educador físico ao seu lado para evitar possíveis lesões e realizar os exercícios da melhor forma.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente