Qi Gong: Conheça os exercícios da Medicina Tradicional Chinesa

Bem-estar Equilíbrio Movimento
29 de Outubro, 2020
Qi Gong: Conheça os exercícios da Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) conta com diversos métodos, como o tai chi e acupuntura. Além disso, existe o Qi Gong, uma técnica que envolve habilidades de luta, expansão e desenvolvimento da consciência física e mental.

Também conhecido como Chi Kung, a técnica teve origem na China, há milhares de anos. Contudo, a expressão Qi Gong surgiu no início do século XX e significa “ar vital” ou “sopro”. Ou seja, é um conjunto de exercícios físicos e de respiração, que atuam na energia entre o corpo e mente. 

Leia também: Tai chi chuan diminui o risco de demência

Desse modo, o objetivo principal do Qi Gong é melhorar o controle do fluxo e trocas de energia em nosso corpo.

Benefícios Qi Gong

O Qi Gong pode trazer diversos benefícios, atuando sobre o corpo, as emoções e o espírito. Assim, a partir dos movimentos é possível tomar consciência da respiração e do nosso corpo, para controlá-lo com mais confiança. 

Com o intuito de regular a energia, durante a prática, a partir do empenho em trabalhar a sabedoria, os praticantes ganham autoconhecimento e autocontrole. Dito isso, são benefícios adquiridos a longo prazo.

Desse modo, o Qi é um ótimo exercício para melhorar algumas funções do corpo, como o fortalecimento e a flexibilidade. Além disso, de acordo com estudos, a prática regular pode contribuir para a prevenção e recuperação da LER (lesão por esforço repetitivo).

Modalidades

Há diversas vertentes no Qi Gong, que podem ser divididas em duas categorias: estático e dinâmico.

O QI estático se baseia na meditação guiada e exercícios de visualização. Ou seja, o foco é principalmente na mente, para favorecer o relaxamento e até mesmo processos de cura. 

Já o dinâmico se refere a um conjunto de exercícios físicos que conectam o corpo e mente através de visualizações e respiração. Esta prática ajuda a fortalecer articulações, músculos, tendões e ossos.

Além disso, o método também pode ter um objetivo marcial, religioso ou terapêutico. O mais utilizado é o terapêutico, que através da acupuntura, fisioterapia e outras modalidades da MTC, visa fortalecer a saúde física e mental, além do tratamento de doenças.

Leia também: Lian Gong: Conheça essa prática chinesa

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente