“Pulmões de pipoca”: entenda a condição causada por cigarros eletrônicos

Saúde
17 de Fevereiro, 2023
“Pulmões de pipoca”: entenda a condição causada por cigarros eletrônicos

No Reino Unido, uma mulher de 20 anos foi hospitalizada com uma doença grave conhecida como “pulmões de pipoca”. A jovem fazia uso de cigarros eletrônicos – os famosos vapes, que foram responsáveis por desencadear a condição. 

Assim como tantos outros jovens, Abby Flynn começou a usar o vape despretensiosamente e se viciou rapidamente. O que resultou no consumo equivalente a 140 cigarros por semana.

Desse modo, a doença pulmonar recebe o nome de “pulmões de pipoca”. Isso porque trabalhadores de uma fábrica nos Estados Unidos desenvolverem a condição após inalar diacetil, composto utilizado em pipocas de microondas para compor o aroma artificial. Da mesma forma, esse composto também é utilizado como um aromatizante em cigarros eletrônicos.

A seguir, confira mais informações sobre a condição da jovem. 

Veja também: Diagnóstico de câncer por vape ocorre antes do que por cigarro tradicional

Afinal o que são pulmões de pipoca?

Clinicamente, a doença se chama Bronquiolite Obliterante, uma condição causada pela inalação de produtos químicos que resulta em cicatrizes e danos severos às pequenas vias aéreas dos pulmões. Com isso, a doença causa sintomas como falta de ar, chiado e tosse. Se eles forem severos, o paciente necessitará de atendimento médico emergencial.   

Além dos produtos químicos, outros motivos podem despertar a bronquiolite como gases tóxicos e infecções virais. No entanto, o aspecto mais importante da doença é que ela pode causar um quadro irreversível. Assim, se não tratada, pode levar o portador a ficar dependente de máquinas de oxigênio. 

Tratamento

Por fim, além de parar de fumar, o tratamento inclui o uso de esteróides, anti-inflamatórios, antialérgicos e inaladores. Esses medicamentos podem reduzir a inflamação dos pulmões e contribuir com a respiração do paciente. Porém, já em outros casos, os danos no pulmão são irreversíveis. Neste caso, o paciente pode precisar de um novo pulmão, tendo que entrar em uma fila de doação de órgãos. 

Portanto, a melhor forma de evitar a condição é não fazer o uso de cigarros eletrônicos e evitar a exposição a produtos químicos da mesma ordem.

Fonte: Cartilha do cigarro eletrônico – Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show