Protetor solar físico e o químico: qual a diferença?

Beleza Bem-estar
27 de Junho, 2022
Protetor solar físico e o químico: qual a diferença?

Todo mundo precisa usar protetor solar – isso é um fato. Mas dentre tantas opções que encontramos no mercado, qual escolher? Entenda, agora, as diferenças entre o protetor solar físico e químico e descubra qual opção melhor se encaixa nas suas necessidades.

Leia mais: Protetor solar para o rosto: é melhor usar spray, creme ou em pó?

Protetor solar físico e químico: afinal, qual é a diferença?

“O filtro solar químico tem moléculas que absorvem os raios UV, transformando-os em radiação de baixa energia, que não penetra na pele”, explica a dermatologista Dra. Simone Neri. “Por outro lado, os protetores solares físicos contém compostos minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio, que atuam como uma barreira que reflete os raios solares.”

Ou seja, a diferença entre essas duas modalidades de proteção solar está na sua forma de proteção. Enquanto no primeiro caso o protetor absorve os raios UV, no segundo, dos protetores físicos, eles funcionam como um espelho, que não permite que esses raios entrem em contato com a pele. 

Como escolher?

A princípio, a escolha de protetor solar é uma questão totalmente pessoal – e que, de preferência, seja feita com a ajuda de um dermatologista. Tudo depende do seu tipo de pele, da sua idade, e do seu nível de sensibilidade. 

Dessa forma, os protetores físicos, de acordo com a médica, costumam ser mais indicados para crianças e pessoas de pele sensível, inclusive para aquelas que têm alergias. Já os químicos são mais abrangentes e funcionam bem para os demais públicos.  

Quanto ao resultado final, não é preciso se preocupar. As duas modalidades de proteção têm benefícios bastante semelhantes. “O protetor solar físico e químico apresentam o mesmo índice de proteção. O químico, porém, é absorvido na pele, por isso, o ideal é saber se a pele é mais sensível a alergias e optar pelos filtros físicos”, continua. 

Fonte: Dra. Simone Neri, dermatologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa