Prolongar os efeitos do botox: veja dicas

Beleza Bem-estar
24 de Agosto, 2023
Prolongar os efeitos do botox: veja dicas

O uso da toxina botulínica se popularizou nos últimos tempos, aumentando mais de 360% nos últimos anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Contudo, embora o resultado do procedimento não seja permanente, existem alguns cuidados que ajudam a prolongar os efeitos do botox.

Leia mais: Botox preventivo: o que é e quando é o momento certo para fazer

Dicas para prolongar o efeito do botox

De maneira geral, o efeito da toxina botulínica costuma durar um período de aproximadamente quatro meses. No entanto, algumas dicas podem ajudar a prolongar o efeito do botox. Veja:

Tempo certo para reaplicação

O intervalo entre uma aplicação e outra deve ser de, no mínimo, três meses. Dessa forma, é imprescindível seguir essa rotina de aplicação da toxina botulínica, caso contrário, a substância pode ser recusada pelo organismo, fazendo com que as rugas retornem.

Cuidados com o sol e altas temperaturas

Use protetor solar, mesmo em dias nublados e chuvosos e não esqueça de usar óculos de sol ao sair em dias ensolarados, assim, você evita apertar os olhos devido à claridade. Além disso, evite locais como saunas e banhos muito quentes, porque aceleram o envelhecimento da pele.

Avaliação de complemento é essencial para prolongar os efeitos do botox

Esse é um dos cuidados com maior importância para prolongar os efeitos do botox. Dessa forma, para averiguar o resultado, vá até o profissional que realizou o procedimento estético para uma consulta de retorno. Em alguns casos, pode ser constatada a necessidade de complementação, precisando da reaplicação da toxina.

Alimentação saudável, vitaminas e proteínas

Cuide da sua pele de dentro para fora. Por isso, aposte em alimentos que combatem o envelhecimento (ricos em antioxidantes), como abacate, azeite, castanha-do-pará, tomate, cenoura e aveia, por exemplo. Em casos de deficiência de vitaminas, reponha sob orientação de um profissional. Além disso, atente-se também à reposição de zinco, pois está ligado diretamente aos efeitos da toxina botulínica no organismo.

O colágeno é uma proteína que temos naturalmente em nosso organismo, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Com a reposição dele, a pele terá condições de garantir um melhor resultado da toxina, prolongando o seu efeito.

Cuidados com a musculatura ajuda a prolongar os efeitos do botox

Após a aplicação, evite exercícios físicos por pelo menos 24 horas. Esse repouso é necessário porque movimentos mais bruscos podem fazer com que a toxina migre para os músculos em que o relaxamento não estava designado, causando uma reação adversa.

Por fim, ao retornar para os exercícios, evite fazer “caretas” durante as atividades. Ainda que pareça difícil, procure se concentrar e fazer movimentos faciais mais leves. Nesse caso, vale considerar exercícios de baixa intensidade.

Fonte: Rafael Mansilla, diretor-executivo e financeiro da Botocenter.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o