SP: profissional de educação física pode aconselhar uso de suplementos

Bem-estar Movimento
13 de Julho, 2022
SP: profissional de educação física pode aconselhar uso de suplementos

O Conselho Regional de Educação Física de São Paulo reconheceu que o profissional do setor tem formação para “aconselhar, informar e esclarecer” praticantes de exercícios físicos sobre uso de suplementos alimentares. A aplicação da medida é válida apenas para o profissional de educação física do estado de São Paulo.

Entretanto, o reconhecimento vale somente para suplementos que estejam “exclusivamente relacionados” a esse tipo de prática. Entenda.

Leia mais: Personal trainer: Saiba como escolher o profissional ideal

Profissional de educação física e suplementos: quais são as regras?

Segundo a resolução, o educador físico com formação em bacharelado ou licenciatura/bacharelado tem a formação exigida para aconselhar, informar e esclarecer sobre a área de suplementos alimentares, já que eles possuem “pleno conhecimento técnico do assunto”.

Dessa forma, cabe ao profissional ter responsabilidade ética, civil e criminal quanto aos efeitos dos suplementos na saúde dos praticantes.

O que o profissional de educação física não pode fazer?

Por outro lado, educadores físicos não podem “prestar qualquer aconselhamento, informação ou esclarecimento” sobre produtos cuja administração não seja a oral. Além disso, eles também não podem indicar medicamentos ou produtos que não são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O aconselhamento e incentivo ao uso dos recursos ergogênicos farmacológicos por profissional de educação física representa infração ética. Por isso, pode caracterizar crime contra a saúde pública”, informa a resolução. Em resumo, não faz parte das atribuições desses profissionais qualquer proposição ou planejamento de dieta e plano alimentar.

Nesse sentido, diz ainda a resolução, o que pode ser feito pelo educador físico é apenas indicar alguém que seja habilitado para a elaboração de dieta ou plano alimentar, como um nutricionista.

Suplementos que o profissional de educação física pode aconselhar

Whey Protein

Ele é o queridinho do público. O whey protein é a proteína extraída do soro do leite, muito usada para impulsionar os níveis de força e aumentar o ganho de massa. Rico em proteínas, o whey possui um alto valor nutricional, oferecendo uma dose extra de aminoácidos para o corpo e complementando a dieta de atletas.

Entre os benefícios do produto, estão a potencialização da recuperação muscular e o desenvolvimento dos músculos no pós-treino. Sem contar que ele oferece efeitos positivos para a saúde: garante aquele gás para a disposição e fortalece o sistema imunológico.

Leia também: Whey protein ou proteína vegetal: Qual o melhor?

Albumina

É uma proteína que apresenta funções biológicas importantes, como a formação do sangue humano. Ela é encontrada em diversos alimentos de origem animal, além de estar presente também em raízes de algumas plantas.

O horário ideal para a ingestão da albumina é antes de dormir ou após acordar. Isso porque nesses horários, o corpo costuma absorver os nutrientes de forma constante. Apesar de não ter um cheiro muito agradável, a albumina é uma grande aliada de quem quer perder gordura e ganhar massa.

Leia também: Albumina: O que é, para que serve e como suplementar

Maltodextrina

A maltodextrina é um suplemento que auxilia o corpo a ter mais energia para os treinos por conta do seu alto nível de carboidratos. Com o consumo regular do suplemento, é possível garantir que não ocorra uma grande perda da glicose no sangue no momento dos exercícios. Além disso, o produto retarda a sensação de fadiga.

Beef Protein

É um suplemento à base de proteína da carne bovina com sabor do puro cacau. Proveniente de animais criados na Suécia de forma sustentável, a carne bovina é purificada e não leva produtos químicos.

Desse modo, o beef protein é uma ótima opção para atletas de alto rendimento que buscam ganho de massa muscular com definição e maior volume.

Termogênicos

São produtos que têm como objetivo acelerar o metabolismo e queimar calorias em maior velocidade. Outra ótima dica para quem quer perder gordura e ganhar massa, pois eles ajudam na eliminação do excesso de peso.

Os termogênicos podem ser encontrados em cápsulas, na forma líquida ou em packs. Devem ser utilizados de preferência logo após o café da manhã e de 30 a 60 minutos antes do treino.

Fonte: Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia