Primeira consulta ao dentista: quando ela deve acontecer?
A primeira consulta ao dentista deve acontecer quando os dentes do bebê começarem a nascer. Isso, por sua vez, tende a ocorrer por volta dos seis meses de idade. No entanto, esse período pode variar dependendo do desenvolvimento do pequeno.
De acordo com a dentista Nayara Freitas, especialista em ortodontia e ortopedia funcional, a primeira consulta é composta por dois momentos. O primeiro é a avaliação cuidadosa da boca do pequeno. “Assim, o dentista analisa a mucosa, a bochecha, gengiva, embaixo da língua bem como o céu da boca do bebê”, detalha.
Já o segundo momento é a orientação dos pais em relação aos cuidados que se deve ter para higienizar a boca do bebê corretamente. Inclusive, o dentista tende a escovar os primeiros dentes do pequeno nessa consulta para que os responsáveis possam ver como deve ser feita a limpeza, principalmente antes de dormir.
Leia mais: Como limpar a língua e a boca do bebê?
Primeira consulta ao dentista: principais cuidados com a escovação
A especialista explica que os pais devem usar uma escova de cabeça bem pequena bem como ela deve ter cerdas curtas e macias. Engana-se quem pensa que a pasta de dente não deve ser usada nesse momento. A especialista orienta que os pais coloquem a quantidade de um grão de arroz cru para que, então, os primeiros dentinhos sejam higienizados corretamente.
Caso os responsáveis consigam fazer essa limpeza adequadamente, orienta-se que os pequenos visitem o dentista anualmente. “No entanto, se for uma criança em que há mais dificuldade de escovar o dente, o ideal é que a visita seja a cada seis meses para evitar que junte sujeira e que tenha a formação de tecido cariado”, recomenda Nayara.
Leia mais: Bebê nasceu com dois dentes e viralizou na internet: entenda o caso
Quando procurar o dentista antes dos seis meses?
Embora a orientação seja de que a primeira consulta do bebê seja quando o primeiro dente nascer, por volta dos seis meses, outras situações podem levar à busca do especialista antes desse período. Por exemplo, caso o pequeno caia e acabe batendo a boca. De acordo com Nayara, nesse caso, deve-se buscar pelo especialista imediatamente.
Além disso, outras circunstâncias que fazem com os responsáveis procurem por um dentista são: inchaço bucal, dor de dente e alterações de cor e/ou textura de alguma estrutura bucal da criança, como língua e bochecha.
Fonte:
- Nayara Freitas, dentista especializada em ortodontia e ortopedia funcional.