Prática de atividades físicas auxilia a produtividade no trabalho

Bem-estar Equilíbrio Movimento
05 de Outubro, 2022
Prática de atividades físicas auxilia a produtividade no trabalho

As rotinas agitadas demandam tempo para as atividades diárias. Geralmente, a maior parte do dia é dedicada ao trabalho. E por isso, as pessoas precisam se adaptar para manterem hábitos saudáveis que garantem qualidade de vida. A prática de atividades físicas, por exemplo, é essencial para manter a saúde e pode até melhorar a produtividade no ambiente corporativo.

Dessa maneira, a questão vem ganhando espaço cada vez mais nas empresas, que estão investindo em medidas para incentivar seus funcionários. Assim, entre as iniciativas mais conhecidas nas organizações estão o incentivo ao uso da bicicleta como forma de locomoção ao trabalho, palestras motivacionais, desconto em academias, ginástica laboral com práticas de alongamento e alinhamento postural. 

Os aplicativos também têm sido grandes aliados na introdução a práticas de bem-estar para as pessoas. 

Benefícios da prática de atividades físicas no mundo corporativo

De acordo com a Dra. Michelly Wada, formada em medicina pela UERJ e fundadora do Movimento Médicos Atletas, traz vários benefícios para o ambiente de trabalho: melhora a qualidade durante a realização de tarefas, estímulo à memória, concentração, e muito mais. 

“Esses benefícios são consequências de processos que acontecem no corpo que aumentam a frequência cardíaca, e consequentemente, contribuem para a oxigenação do cérebro estimulando nosso fluxo sanguíneo. Isso faz com que as pessoas respondam para melhor performance, independente da demanda que será realizada”, explica a Dra. Michelly.

Leia também: Ginástica laboral: Benefícios que você precisa conhecer

Além disso, é importante destacar como o hábito da movimentação física auxilia na prevenção de doenças. “O ambiente corporativo junto com a ética empresarial e o incentivo a prática de atividades físicas podem ajudar no combate à Síndrome de Burnout,  que se dá por tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes que desencadeiam em dificuldade de concentração, lapsos de memória, baixa estima, ansiedade e desmotivação” finaliza a especialista.

Fonte: Dra. Michelly Wada, formada em medicina pela UERJ e fundadora do Movimento Médicos Atletas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina