Polidipsia: Entenda o que é, sintomas e tratamento

Saúde
12 de Setembro, 2022
Polidipsia: Entenda o que é, sintomas e tratamento

Sem dúvidas, a água é uma das coisas mais importantes para a nossa saúde e sobrevivência. No entanto, você costuma ter sede a maior parte do tempo? Beber água exageradamente, apesar de acabar com a sede, pode significar um problema: a polidipsia.

O que é polidipsia?

A polidipsia, também conhecida como excesso de sede, é uma condição na qual a pessoa sente muita sede e acaba ingerindo quantidades exageradas de água e outros líquidos. Quem tem polidipsia pode ter a percepção de que nenhuma quantidade de água é suficiente, ou seja, apesar de beber bastante água, a sensação de sede continua. Dessa maneira, pessoas com polidipsia podem urinar até 16 litros por dia, dependendo da quantidade de líquido ingerido.

Tipos de polidipsia

Existem diferentes tipos de polidipsia, que são definidos por causas físicas e/ou mentais. Assim, os principais tipos incluem:

  • Polidipsia psicogênica (primária): ocorre devido a problemas psicológicos como por exemplo, ansiedade, depressão, estresse ou esquizofrenia;
  • Polidipsia induzida por medicamentos: é causada pela ingestão de medicamentos ou vitaminas que causam poliúria (necessidade de urinar várias vezes por dia) como vitamina K, diuréticos e corticoides;
  • Polidipsia compensatória: este tipo de polidipsia é causada pela queda dos hormônios antidiuréticos no corpo, que leva à micção excessiva.

Causas da polidipsia

Existem diversos fatores que podem causar polidipsia. Assim, o mais comum é que a sede em excesso ocorra por desidratação e perda de urina maior que o habitual. Em geral, adultos com peso de 50 a 80 kg devem fazer entre 1 a 3 litros de xixi por dia. No entanto, se o volume de urina produzido está maior do que isso, pode ser que a polidipsia pode estar sendo causada por aumento da quantidade de urina (poliúria). Geralmente surgem outros sintomas, como boca seca, tontura e aumento da frequência urinária (principalmente noturna).  

São causas mais comuns de polidipsia devido à poliúria: 

  • Diabetes mellitus : quando o nível de açúcar no sangue está mais elevado do que o normal, é comum urinar várias vezes ao dia. Contudo, quanto mais você faz xixi, mais desidratado e com sede fica; 
  • Diabetes insípidus: acontece quando urinamos muito mais que o normal, e a urina fica bem clara, parecendo água. Os sintomas são semelhantes à diabetes mellitus, mas não há aumento de glicemia. Ademais, há a desidratação e o aumento dos níveis de sódio nas fases mais avançadas. Alguns medicamentos, como o lítio, podem levar a esta forma de poliúria e polidipsia;
  • Aumento dos níveis de cálcio no sangue: o aumento de cálcio também leva a desidratação por poliúria e polidipsia;
  • Uso de medicações que aumentem o volume de urina, como diuréticos e alguns tipos de remédios para diabetes mellitus;
  • Problemas renais, quando o rim não consegue fazer adequadamente o balanço de líquidos do organismo. 
https://www.youtube.com/watch?v=WYiqeFLt7eg&t=1s

Outros motivos da polidipsia

Além disso, o problema pode ser decorrente de “boca seca”, ou xerostomia. Isso pode ocorrer mais comumente se há o uso de medicações que levam a este sintoma ( como alguns antidepressivos e medicações para hipertensão ), síndrome de Sjögren (síndrome da boca e olhos secos) e obstrução nasal – fazendo com que o indivíduo respire pela boca, levando ao ressecamento da cavidade oral e sensação de sede . 

Por fim, a polidipsia pode ocorrer por problemas de saúde mental, como esquizofrenia, depressão, ansiedade e transtorno obsessivo compulsivo. Mas nestes casos, a ingestão de líquidos não é associada à desidratação, e o excesso de água pode reduzir drasticamente a quantidade de sódio no sangue, levando a hiponatremia. Sendo assim, essa condição pode causar dor de cabeça, tontura, sonolência e até mesmo convulsões e coma.

Desse modo, para o diagnóstico destas causas, é importante você conferir a quantidade de líquidos (água, sucos, leite e outros) ingerida em 24 horas e a quantidade de urina no mesmo período, para dizer ao seu médico. 

Sintomas

Os sintomas da polidipsia acompanham os sinais das suas causas. Portanto, confira os principais:

  • Aumento da frequência urinária, boca seca são comuns a quase todas as causas; 
  • Tontura, caso você esteja tendo queda de pressão ou variações no sódio, cálcio e glicose;
  • Espasmos musculares e cãibras, caso você esteja tendo variações no sódio, glicose, cálcio;
  • Olhos secos, se há uma desidratação importante ou síndrome de Sjogren;
  • Urina clara (“como água”) , se você estiver com diabetes insipidus.

Consequências da polidipsia

Beber água exageradamente pode trazer sérias consequências. Isso porque, normalmente, a água sai do nosso organismo através do xixi, mas quando isso não ocorre, a quantidade de sódio no sangue reduz drasticamente e o sangue é diluído. Também pode causar problemas como:

  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Cólicas;
  • Fala arrastada;
  • Fadiga;
  • Confusão mental;
  • Convulsões.

Sendo assim, em casos mais graves, as pessoas podem entrar em coma e até mesmo falecer.

Diagnóstico

Primeiro, o médico irá avaliar a intensidade dos sintomas e questionar sobre quando eles começaram. Assim, ele pode solicitar exames de sangue e urina para confirmar o diagnóstico da polidipsia. Além disso, o profissional também pode fazer um teste e pedir para você beber menos líquidos por um período de tempo.

Tratamento

Após o diagnóstico, o tratamento irá depender da causa. Por exemplo, se a causa for diabetes, o médico pode prescrever algum medicamento para controlar o açúcar no sangue, como injeções de insulina, para tratar o problema principal. Além, é claro, de aconselhar mudança de hábitos, incluindo uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Por outro lado, se a polidipsia for causada por distúrbios psicológicos, o especialista pode encaminhar ao psiquiatra, que pode indicar medicamentos antidepressivos e ansiolíticos. As sessões de psicoterapia também são fundamentais.

Especialidades envolvidas no tratamento de polidipsia

Clínico geral: responsável por avaliar os sintomas durante as consultas, solicitar exames e diagnosticar a polidipsia;

Psicólogo: caso a condição ocorra devido à problemas psicológicos, o psicólogo entra em ação através das sessões para identificar as raízes do problema e indicar métodos que visam reeducar o paciente para reduzir a ingestão exagerada de água;

Psiquiatra: responsável por prescrever medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos.

Programas Vitat – Linha de cuidados para o tratamento de diabetes

Convivendo com o Diabetes

Healthline

WebMD

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso