Marvvila, do BBB 23, diz que tem “um dedo extra”. Entenda

Saúde
08 de Fevereiro, 2023
Marvvila, do BBB 23, diz que tem “um dedo extra”. Entenda

Recentemente, a participante do BBB 23 Marvvila contou para o brother Ricardo que tem “um dedo extra” na mão. Trata-se da polidactilia, malformação genética na qual a pessoa nasce com mais de cinco dedos nos pés ou nas mãos.

Marvvila disse que, apesar de ter feito uma cirurgia para a retirada do dedo, restou um pedaço do “dedinho pendurado em um fio”, o que é motivo de vergonha para a cantora, segundo ela.

“Eu ia arrancar antes de vir para cá. Em cima da hora eu mandei mensagem para a dermatologista e falei: ‘Tem como arrancar esse dedinho?’ Aí ela: ‘arranco’. Só que não deu tempo, passou assim e eu já tava aqui”, explicou. Entenda melhor:

Leia também: Tina, do BBB 23, come mandioca crua. Quais os riscos?

O que é a polidactilia?

Nascer com mais de cinco dedos na(s) mão(s) ou no(s) pé(s) — a polidactilia — é uma das mais comuns condições genéticas que afetam os membros.

Essa malformação é congênita, ou seja, a lesão se forma ainda no feto, na maioria dos casos no primeiro trimestre de gestação, explica a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). Ela afeta cerca de 2% dos indivíduos que nascem vivos, e cerca de 10% dos casos se dão nos membros superiores (como acontece com Marvvila).

As alterações costumam gerar preocupação nos pais. Mas é importante dizer que, buscando um profissional especializado — como um ortopedista cirurgião da mão —, a criança pode ter uma vida normal após o tratamento adequado.

Existem vários tipos de polidactilia. Em alguns casos, a duplicação é na base e, em outros, somente na extremidade. O mais comum após a cirurgia de correção da polidactilia é ficar um resquício da base do dedo que, quando incomoda, também pode ser retirado.

Por outro lado, se a duplicação for na extremidade do dedo, há a chance de haver um pedaço de unha, causando desconforto, mas que, geralmente, não causa perda da função.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças