Marvvila, do BBB 23, diz que tem “um dedo extra”. Entenda
Recentemente, a participante do BBB 23 Marvvila contou para o brother Ricardo que tem “um dedo extra” na mão. Trata-se da polidactilia, malformação genética na qual a pessoa nasce com mais de cinco dedos nos pés ou nas mãos.
Marvvila disse que, apesar de ter feito uma cirurgia para a retirada do dedo, restou um pedaço do “dedinho pendurado em um fio”, o que é motivo de vergonha para a cantora, segundo ela.
“Eu ia arrancar antes de vir para cá. Em cima da hora eu mandei mensagem para a dermatologista e falei: ‘Tem como arrancar esse dedinho?’ Aí ela: ‘arranco’. Só que não deu tempo, passou assim e eu já tava aqui”, explicou. Entenda melhor:
Leia também: Tina, do BBB 23, come mandioca crua. Quais os riscos?
O que é a polidactilia?
Nascer com mais de cinco dedos na(s) mão(s) ou no(s) pé(s) — a polidactilia — é uma das mais comuns condições genéticas que afetam os membros.
Essa malformação é congênita, ou seja, a lesão se forma ainda no feto, na maioria dos casos no primeiro trimestre de gestação, explica a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). Ela afeta cerca de 2% dos indivíduos que nascem vivos, e cerca de 10% dos casos se dão nos membros superiores (como acontece com Marvvila).
As alterações costumam gerar preocupação nos pais. Mas é importante dizer que, buscando um profissional especializado — como um ortopedista cirurgião da mão —, a criança pode ter uma vida normal após o tratamento adequado.
Existem vários tipos de polidactilia. Em alguns casos, a duplicação é na base e, em outros, somente na extremidade. O mais comum após a cirurgia de correção da polidactilia é ficar um resquício da base do dedo que, quando incomoda, também pode ser retirado.
Por outro lado, se a duplicação for na extremidade do dedo, há a chance de haver um pedaço de unha, causando desconforto, mas que, geralmente, não causa perda da função.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).