Pode fazer peeling no verão? Dermatologista responde

Beleza Bem-estar
15 de Janeiro, 2024
Pode fazer peeling no verão? Dermatologista responde

O peeling é um tratamento estético facial que consiste na descamação da pele para retirar manchas, rugas, cicatrizes de acne e oleosidade excessiva. Por essa razão, muitas pessoas preferem realizá-lo no inverno. Mas como nem sempre isso é possível, uma dúvida comum é se pode fazer peeling no verão. Veja o que diz um especialista.

Leia mais: Peeling químico e peeling de fenol light: diferenças e benefícios para a pele

O que é o peeling?

De acordo com o Dr. Franklin Veríssimo, dermatologista, o peeling é um procedimento que visa renovação da pele por meio da descamação. É um procedimento seguro que melhora o viço da pele, reduz manchas, cicatrizes de acne e auxilia na redução de linhas de expressão.

Existem diferentes tipos de peeling. O peeling químico, por exemplo, consiste na aplicação de ácidos que removem as primeiras camadas da pele. Os peelings são classificados em superficiais, médios e profundos.

Por outro lado, os peelings à base de ácido retinóico, mandélico, glicólico causam descamação e renovação intensa da pele, promovendo melhora do viço, tom, do brilho e textura da pele. A intensidade dos efeitos depende da profundidade do peeling. A sensação de ardor persiste geralmente apenas por alguns minutos. No dia do peeling pode ocorrer leve vermelhidão da pele.

Afinal, pode fazer peeling no verão?

Segundo o dermatologista, é possível fazer o peeling no verão, mas o cuidado deve ser ainda maior com calor e exposição solar. Dessa forma, deve-se evitar tomar sol na primeira semana após o procedimento. Além disso, o especialista recomenda não remover a pele que descama e usar filtro solar e hidratante enquanto durar a descamação. O ideal, no entanto, é realizar o procedimento no inverno. Isso porque, com a temperatura mais amena, a sensação pode ser mais confortável para alguns pacientes.

Além disso, o especialista não recomenda o peeling químico para gestantes e pacientes que fizeram peeling cirúrgico recentemente, bem como portadores de herpes. “Para fazer o peeling é recomendada a avaliação e prescrição médica”, completa.

Fonte: Dr. Franklin Veríssimo, médico especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer