Pó de pérola: Benefícios e como usar para a pele e saúde
Quem não gostaria que seu rosto se parecesse com as raras e brilhantes pérolas do mar? É o que promete o pó de pérola, que se tornou um ingrediente popular nos produtos de cuidados com a pele, mas está longe de ser novidade.
Pó de pérola é usado há milhares de anos na medicina chinesa em que é considerado desintoxicante. Além disso, tem fama de desinflamar e relaxar. Já a medicina ayurvédica considera a pérola um antídoto para o veneno. Mas, será que os elementos que tornam as pérolas luminosas e fortes podem, de fato, fazer o mesmo pelo corpo?
O que é pó de pérola?
O pó de pérola é feito fervendo pérolas frescas ou de água salgada (para esterilizá-las) e depois moendo-as em um pó fino e macio com textura semelhante à farinha ou amido de milho. Assim, o produto contém:
- Aminoácidos. Esses blocos de construção de proteínas são essenciais para o corpo funcionar corretamente. Ou seja, eles estimulam as células da pele a produzir colágeno, promovem a reparação e hidratação celular e protegem a pele da poluição e de elementos externos.
- Minerais. O pó contém mais de 30 minerais, incluindo magnésio e potássio, que ajudam a manter a saúde da pele.
- Cálcio. Ele promove a regeneração e a umidade da pele. Além disso, ajuda a regular a renovação do sebo e das células. Tomado por via oral, o cálcio ajuda na força óssea e pode combater a osteoporose.
- Antioxidantes. Diz-se que o pó de pérola aumenta dois dos antioxidantes mais abundantes do corpo: superóxido dismutase (SOD) e glutationa. Dessa maneira, esses antioxidantes podem ajudar a combater doenças e até a prolongar a vida.
Benefícios
O pó de pérola reduz a ativação da tirosinase. Ou seja, uma enzima que causa a produção de melanina. Sem isso, a pele parece mais luminosa – muito parecida com o brilho de uma pérola. Por outro lado, o nácar, um ingrediente do pó, também pode estimular fibroblastos no corpo, o que acelera a cicatrização de feridas. Além disso, a substância ainda ajuda o colágeno a se regenerar, o que pode fazer com que as rugas pareçam menos proeminentes.
Já o magnésio tem a capacidade de elevar os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), o que ajuda a aliviar a depressão, a ansiedade e certos distúrbios do sono.
Para comer e para passar
Os defensores do pó de pérola alegam que ele tem benefícios quando aplicado diretamente no rosto. Ou seja, que ele pode se tornar o próximo ingrediente tópico em destaque dos cuidados com a pele, em:
- Pó-compacto de acabamento
- Máscaras faciais e corporais
- Loções para a pele
- Suplementos orais
- Pasta de dente
Como a pérola se dissolve facilmente e tem um sabor suave, ela ainda é usada como complemento para sucos, smoothies e chás. Além disso, outra maneira de incorporá-lo é em sopas, caldos, pães e bolos.
A empresa norte-america Moon Juice foi uma das pioneiras a vender suplementos à base de pó de pérola, tanto para fins alimentícios como para se aplicado na pele. Um pote com 60 gramas do produto é comercializado por 48 dólares, cerca de 200 reais.
O pó de pérola funciona mesmo?
Há pesquisas limitadas por trás dos benefícios do pó de pérola, No entanto, um estudo do do Hospital da Saúde e Bem-Estar Taichung, em Taiwan, mostrou que, quando tomado por via oral, ele pode ajudar o corpo a criar antioxidantes e afastar os radicais livres.
Já uma pesquisa da Universidade de Alimentação e Bioengenharia de Zhenjiang, na China, constatou que, quando usado topicamente, o pó de pérola pode diminuir temporariamente os poros, diminuir a vermelhidão e melhorar a textura da pele.